
Governo investe na criação de uma rede de produção agrícola sustentável no Sertão da Paraíba
Projeto "Fazenda Vó Juracy" recebe R$ 60 mil do Programa Centelha para fortalecer agricultura familiar com tecnologia e rastreabilidade de alimentos
22 de agosto de 2025
É do Sertão da Paraíba a proposta de criar uma rede de produção sustentável para fortalecer a agricultura familiar por meio da implantação de infraestrutura produtiva e operacional, com foco na rastreabilidade, comercialização e sustentabilidade da produção agrícola. O Governo da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq)/Programa Centelha, apoia a execução do projeto, denominado “Rede Produção Sustentável Clube da Fazenda Val-Juracy”, pela empresa Juracy Soluções Agrícolas. O empreendimento já tem nome, “Fazenda Vó Juracy”.
Com o recurso obtido – cerca de R$ 60 mil de subvenção econômica (sem devolução) – os produtores rurais do Sitio Paud’arco, Zona Rural do município Poço de José de Moura, conseguiram levantar uma unidade produtiva de 1,5 hectare, com sistema de irrigação e área coberta para cultivo de hortaliças e fruteiras; estrutura operacional de comercialização, incluindo catálogo digital, site institucional e aplicativo de rastreabilidade dos alimentos, já em funcionamento com produtores e consumidores locais. A unidade produtiva cultiva hortaliça, frutas, verduras, raízes e plantas medicinais.
E os resultados alcançados já indicam o sucesso do empreendimento. A empresa já possui um aplicativo de rastreabilidade em uso por agricultores e consumidores da comunidade; aumento do faturamento e da competitividade da empresa; desenvolvimento de novos produtos e fortalecimento da capacidade técnica e gerencial; além da expansão do alcance da rede, com mobilização para integrar agricultores e produtores de municípios vizinhos.
De acordo com a coordenadora de Empreendedorismo e Inovação da Fapesq, Layse Sobreira, o projeto consolidou avanços na agricultura familiar da região, reafirmando o compromisso da empresa com a sustentabilidade, a inovação e a geração de oportunidades no setor agroalimentar.
Programa Centelha
O Programa Centelha incentiva a transformação de ideias inovadoras em negócios com potencial de impacto econômico e social. Voltado a pessoas físicas, oferece capacitações empreendedoras e recursos financeiros por meio de subvenção econômica. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação Certi, sendo executado na Paraíba pelo Governo do Estado/Fapesq.
Fonte: Secom PB