logo paraiba total
logo paraiba total
sudene
Foto: Depositphotos

Sudene inicia pesquisa para avaliar impactos de incentivos fiscais no setor de alimentos e bebidas

Levantamento ocorre junto às empresas que foram beneficiadas pelas medidas de redução tributária oferecidas pela Autarquia. Ação é realizada em parceria com a Universidade Federal de Viçosa

20 de agosto de 2025

A Sudene iniciou uma pesquisa para avaliar os impactos econômicos e sociais da fruição dos incentivos fiscais da Autarquia concedidos a empresas que atuam no segmento de alimentos e bebidas. A ideia é aferir aspectos relacionados à eficiência, eficácia e efetividade desta política de apoio ao setor produtivo. O levantamento de informações ocorre por intermédio da Universidade Federal de Viçosa (UFV), parceira institucional da iniciativa, e segue até o final deste mês.

A consulta junto às empresas ocorre por meio de telefone e e-mail. O levantamento consiste na coleta de informações que permitam a caracterização dos empreendimentos, além da análise da distribuição geográfica das empresas beneficiadas e dos investimentos realizados por elas. A ideia é verificar especialmente os impactos relacionados à criação de empregos e melhoria de renda, além de subsidiar ações de aperfeiçoamento na concessão de incentivos pela Sudene.

“A participação das empresas é essencial para fornecer informações sobre os incentivos. Essa colaboração garante que a avaliação seja mais precisa e que as futuras políticas sejam desenhadas para melhor atender as demandas do setor produtivo, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento do Nordeste”, comenta a coordenadora de Avaliação e Estudos da Sudene, Gabriela Nascimento.

Desde 2009, 20% dos projetos de incentivos fiscais da Sudene são do setor de alimentos e bebidas. Os empreendimentos beneficiados estão presentes em todos os estados da área de atuação da Superintendência. De acordo com o caderno setorial do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, a indústria de alimentos foi responsável por 26,8% dos empregos formais da indústria de transformação em 2021.

Para tirar quaisquer dúvidas sobre o levantamento, a Sudene disponibiliza os telefones (81) 2102 – 2061 e o e-mail coae@sudene.gov.br.

Fonte: Sudene