
Café caro, consumidor exigente: como marcas estão se reinventando para vender
Com embalagens atrativas, propósito e estratégias de divulgação, marcas respondem às mudanças no consumo
19 de agosto de 2025
Em um ano, o preço do café subiu mais de 80% para o consumidor final, conforme o Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que considerou o acumulado até junho de 2025.
O impacto no bolso do brasileiro não passou despercebido: 90% disseram ter notado o aumento no preço do café, segundo levantamento da Ilumeo. Ainda assim, 48% mantiveram os mesmos hábitos de consumo e a marca favorita, enquanto 52% passaram a consumir menos ou trocaram de marca. Com isso, as empresas produtoras de café se veem diante do desafio de justificar o valor cobrado.
Pensando em como se reinventar, a embalagem deixou de ser apenas um detalhe. Ela comunica posicionamento, qualidade e propósito, além de influenciar diretamente a decisão de compra. É o que tem observado a Packster, empresa especializada em soluções de embalagens.
Atendendo desde microtorrefações até grandes redes de café, a companhia percebeu o crescimento na procura por embalagens com apelo visual, proteção ao produto e responsabilidade ambiental, especialmente entre marcas menores ou que vendem direto ao consumidor (D2C).
“Com o aumento no preço do café, o consumidor passou a exigir mais. Ele está preocupado com diferentes fatores, como história, impacto, praticidade e propósito. E a embalagem, hoje, precisa fazer parte da conversa de valor da marca”, afirma o CEO da Packster, Jack Strimber.
A empresa oferece soluções personalizáveis com impressão digital, flexibilidade de tiragem e opções compostáveis, o que permite às marcas de diferentes portes criarem embalagens sob medida que se destacam no ponto de venda.
É o caso da Onofre Cafés Especiais que, há anos, aposta na história da família produtora como diferencial. “Nosso público não escolhe a gente apenas pelo café especial, escolhe porque se identifica com a nossa história. Nossas embalagens conectam tradição com inovação e mostram, antes do primeiro gole, a autenticidade do que entregamos”, conta a proprietária da marca, Amanda Lacerda.
Segundo ela, a apresentação dos produtos destaca a variedade do grão e traz cores e elementos modernos. A intenção é mostrar ao cliente que ele está levando um café exclusivo, de origem controlada e com padrão internacional, mas com raízes brasileiras fortes.
Apresentação valoriza o produto e impulsiona as vendas
Na Serra Cafés, a aposta na embalagem também tem rendido bons resultados. A empresa, sediada em Ouro Fino, em Minas Gerais, investiu em um novo design que, além de reforçar a identidade do produto, tornou o café ainda mais atrativo no ponto de venda.
“A embalagem ficou tão bonita e convidativa que muitos clientes levam o café para dar de presente. Conseguimos captar novos consumidores porque agora o visual reflete a qualidade que sempre tivemos”, relata a cofundadora da empresa, Mariana Serra Lemos.
Jack Strimber acrescenta que a personalização pode ser um diferencial para marcas que querem se destacar nas prateleiras e criar conexão com o público. Muitas delas têm apostado em edições limitadas, colaborações especiais e campanhas temáticas para fidelizar o consumidor.
“Com tantas possibilidades de formatos, materiais e acabamentos, a embalagem também comunica o posicionamento da marca e enriquece a experiência de compra”, ressalta Jack.
Mariana também destaca que a elevação do preço dos cafés tradicionais, extra fortes e gourmets foi proporcionalmente maior do que a registrada pelos cafés especiais. Com isso, a diferença de valor diminuiu, tornando o consumo do especial mais acessível para quem antes não considerava essa opção.
O empresário Simon Castro, que afirma ser um consumidor assíduo de café, também percebeu essa mudança no bolso e no paladar. Ele passou a buscar opções de pequenos produtores que oferecem cafés orgânicos e naturais com o valor próximo de muitos industrializados.
“Como a diferença de preço caiu, hoje levo em conta principalmente a qualidade. Quando preciso comprar um café no supermercado, tenho optado por marcas premium, que tenham em sua descrição o método de fabricação artesanal”, afirma.
Desconto na primeira compra e frete grátis abrem caminho para a fidelização
Além de investir na apresentação do produto, a Serra Cafés tem apostado em ações de aquisição voltadas a novos clientes. A estratégia inclui benefícios como frete grátis e 10% de desconto, que funcionam como um incentivo inicial e ajudam a reduzir a barreira da primeira compra.
Mariana explica que a empresa adotou esse modelo por entender que a etapa mais difícil é convencer o consumidor a experimentar pela primeira vez. “Eu sou uma consumidora que ama cupom. Adoro quando tem frete grátis, desconto, essas vantagens na primeira compra. É nesse momento que você conquista o cliente”, destaca.
Se a entrega corresponde, tanto na qualidade do café quanto na sua apresentação, maiores são as chances de fidelização, o que faz com que o consumidor volte a comprar novos produtos, mesmo sem desconto e pagando frete.
Fonte: CNDL