logo paraiba total
logo paraiba total
precificação
Foto: Sebrae-PB

Empreendedores devem ficar atentos à precificação de produtos e serviços para evitar prejuízos

Entre as orientações do Sebrae para os donos de pequenos negócios estão pesquisar os valores praticados pela concorrência e cálculo de margem de lucro

18 de agosto de 2025

A precificação de produtos ou serviços está entre as principais dúvidas dos empreendedores na hora de entrar no seu nicho de mercado. Pesquisar os valores praticados pela concorrência e equilibrar a margem de lucro sem afastar o cliente estão entre as principais dicas do Sebrae para os donos de pequenos negócios.

O analista técnico do Sebrae/PB, Antônio Josivaldo, destaca que saber precificar bem o que está vendendo é importante para a sustentabilidade do negócio e competitividade no mercado. Contudo, ele lembra que é preciso que o empreendedor tenha equilíbrio ao fazer esse cálculo, principalmente para não ficar no prejuízo e atrair os clientes. “É necessário ter em mente que o preço do produto não pode ser tão caro a ponto de desanimar o consumidor a comprar de você, mas deve ser alto o bastante para que você tenha o lucro necessário. Você, empreendedor, precisa saber equilibrar essas duas necessidades”, explica Josivaldo.

Ficar de olho no concorrente é importante para se manter em destaque no nicho de atuação e trabalhar diferenciais da marca para disputar a atenção dos consumidores. “O preço de seu concorrente é um indicador para que você use na hora de determinar o preço do seu produto ou serviço. Ou seja, é uma informação importante para comparar o preço praticado no mercado, porém não deve ser ele o motivador do preço de venda de seu produto”, orientou o analista do Sebrae/PB.

Antônio Josivaldo lembra ainda que o empreendedor pode aprender a calcular o preço dos seus produtos ou serviços por meio de dois modelos: Markup, onde se deve basear-se no custo total de produção ou aquisição do produto, considerando despesas fixas, variáveis, margem de lucro e custo de produção; e margem de contribuição, – onde aqui o preço é calculado a partir do lucro bruto almejado, o próprio valor resultante da venda após deduzir custos fixos e variáveis.

Curso gratuito – Para auxiliar os empreendedores a definir o preço de venda dos seus produtos ou serviços, o Sebrae disponibiliza consultorias e cursos. Entre as capacitações está o curso gratuito “Como definir o preço de venda”, que pode ser feito de forma on-line. Durante a atividade, os participantes vão aprender a importância da formação dos preços e definir a estratégia de precificação mais apropriada para a sua empresa, baseando-se no mercado e também no perfil de clientes.

Fonte: Sebrae-PB