
CTG Brasil investe em qualificação profissional e fortalecimento da economia local na Paraíba
Iniciativas acontecem por meio de parcerias com Sebrae e Senai, para capacitação de trabalhadores e empreendedores
7 de agosto de 2025
Com a construção do Complexo Eólico Serra da Palmeira, no Seridó Paraibano, a CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia renovável do País, tem impulsionado a geração de renda e empregabilidade na região por meio de uma série de parcerias e ações de desenvolvimento socioeconômico. A estratégia da companhia compreende a capacitação de moradores e empreendedores dos municípios de Picuí, Baraúna, Nova Palmeira, São Vicente do Seridó e Pedra Lavrada.
Duas iniciativas em destaque são desenvolvidas em parceria com o Sebrae e o Senai da Paraíba. Juntas, elas buscam impulsionar o comércio local, qualificar a mão de obra disponível e fomentar a economia regional com base no fortalecimento da cadeia de suprimentos da CTG Brasil.
“A CTG Brasil acredita que investir nas pessoas é tão importante quanto investir em infraestrutura. Por isso, reafirma seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social das regiões onde atua, deixando um legado de transformação positiva para além geração de energia 100% limpa e renovável”, explica Luis Fernando Lisboa Humphreys, gerente sênior de BoD da CTG Brasil.
Fortalecimento do comércio e pequenos negócios
Por meio de uma parceria com o Sebrae/PB, a CTG Brasil tem atuado para profissionalizar e apoiar tecnicamente empreendedores locais e pequenos estabelecimentos comerciais na expansão de seus negócios, fortalecendo assim economia regional. As capacitações aconteceram durante o ano de 2024 e se ampliará para 2025, e abordam aspectos técnicos, financeiros e comerciais. Entre os temas já abordados estão: finanças empresariais, mulheres empreendedoras, condutor local de turismo, entre outros. “O nosso objetivo é promover novos conhecimentos para os comerciantes e grupos locais para que eles possam impulsionar seus negócios e renda para além do Complexo Eólico, promovendo assim um legado socioeconômico na região”, detalha Ronan Max Prochnow, gerente de Sustentabilidade e ESG da CTG Brasil.
O gerente da agência regional do Sebrae/PB em Araruna, Marcílio Sousa, explicou que através da parceria com CTG Brasil mais de 80 microempresas e empresas de pequeno porte da região foram atendidas por meio de consultorias no primeiro ano. “Para a segunda fase, em 2025, a ênfase será na educação empreendedora de jovens, no potencial turístico local, na gastronomia, com início da sensibilização para a Indicação Geográfica (IG) da Carne de Sol de Picuí, além de fortalecer ainda mais o empreendedorismo feminino, atuando de forma integrada na promoção do desenvolvimento local com sustentabilidade, educação e inovação para elevar a competitividade e a geração de um ambiente que estimule o surgimento de novos pequenos negócios e fortalecimento dos já existentes. O nosso trabalho acompanha as tendências, os princípios da ESG e as demandas da nova economia”, detalhou.
Qualificação de mão de obra
Outra frente estratégica da CTG Brasil é a qualificação de trabalhadores, desenvolvido em parceria com o Senai/PB. A iniciativa oferece cursos técnicos e profissionalizantes em áreas definidas pelas equipes de Renováveis da empresa e pelas construtoras responsáveis pela implantação do Complexo Eólico Serra da Palmeira. O objetivo é preparar a população local para as demandas do setor de energias renováveis, facilitando a inserção dos alunos no mercado de trabalho.
A qualificação deve beneficiar ao todo cerca de 800 trabalhadores e tem contribuído diretamente para que muitos participantes sejam contratados pelas empresas parceiras envolvidas na construção do Complexo.
Compromisso com o desenvolvimento social
As ações de capacitação fazem parte de um conjunto mais amplo de iniciativas sociais da CTG Brasil na Paraíba, iniciadas em 2022, e que já impactaram milhares de pessoas. Além da geração de renda e da formação profissional, a empresa também atua com projetos nas áreas de educação, cultura, esporte, fortalecimento comunitário e apoio à gestão pública. Ao todo, são 17 projetos sociais no estado, com investimentos que superam R$ 13,9 milhões em investimentos e com impacto real na vida de mais de 9,2 mil pessoas.
Entre os investimentos previstos para 2025 estão programas como “Usina de Negócios”, que apoia cooperativas e grupos produtivos rurais; o “Fazendo a Diferença”, voltado ao engajamento de mulheres chefes de família; e projetos de educação musical e esportiva, como o “Musicou” e o “Futebol de Rua”. Todas as ações têm como base diagnósticos participativos realizados junto à comunidade e seguem alinhadas às iniciativas de sustentabilidade da companhia.
Fonte: Assessoria