
Encerramento de portfólios cresce entre micro e pequenas empresas em junho
Indicador da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil aponta maior tendência de empresas que descontinuam produtos já no fechamento do primeiro semestre, o que não era observado em anos anteriores
30 de julho de 2025
As micros e pequenas empresas voltaram a sentir os efeitos da desaceleração econômica no curto prazo. Dados da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil mostram que o encerramento de portfólio de produtos aumentou 11,5% entre as MPEs em junho, na comparação com maio. No mesmo período, o índice nacional subiu 2,0%.
Na comparação com junho de 2024, a Taxa de Retração Industrial, que considera a quantidade de empresas que deixam de emitir códigos de barras de alguns itens, cresceu 2,1% entre as MPEs, enquanto o índice geral recuou 1,3%.
Já no acumulado de 12 meses, no entanto, o indicador aponta um cenário mais positivo, com queda de 9,3% no consolidado nacional e de 9,1% entre as micro e pequenas empresas.
Sobre a Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que atua no país desde 1983. Seu principal propósito é promover mais eficiência e sustentabilidade para os negócios, ao mesmo tempo em que contribui para a segurança e a qualidade de vida da sociedade. Embora seja amplamente reconhecida por atribuir o código de barras presente nas embalagens de produtos, a entidade impulsiona a automação e a padronização de processos, desempenhando um papel essencial no funcionamento da cadeia de abastecimento e no desenvolvimento socioeconômico.
Para os consumidores, os benefícios incluem segurança, transparência nas informações dos produtos, agilidade nas compras e maior interação com fabricantes por meio do QR Code Padrão GS1. A GS1 Brasil conta com mais de 59 mil empresas associadas, que representam 36% do PIB e 12% dos empregos formais e atua em mais de 40 setores da economia, além de fortalecer o relacionamento comercial e a competitividade das empresas.
Fonte: Assessoria