
Dia dos Pais: compra híbrida e influência digital moldam o comportamento do consumidor
O segredo está em combinar canais com agilidade e personalização
30 de julho de 2025
O Dia dos Pais de 2025 reforça uma tendência cada vez mais consolidada no varejo brasileiro: a jornada de compra híbrida. Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 78% dos consumidores pretendem pesquisar os preços antes de comprar o presente, sendo que 81% farão isso online e 68% em lojas físicas — uma alta de 9 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
Esse comportamento revela um consumidor mais conectado, exigente e multicanal. Para Cláudio Alves, diretor de Enterprise da Linx, o dado confirma que a jornada de compra omnichannel se tornou o novo padrão. “O consumidor está cada vez mais conectado e bem informado, utilizando diferentes canais ao longo do processo de decisão. O fato de 81% pesquisarem online mostra que a internet se tornou uma etapa essencial da jornada, mesmo quando a compra acontece na loja física”, afirma. Ele destaca ainda que a pesquisa presencial também tem seu valor. “O crescimento da pesquisa em lojas físicas mostra que a experiência presencial ainda tem valor, seja para comparar preços, avaliar produtos de perto ou buscar confiança na hora da compra.”
Apesar do uso intenso dos canais digitais para pesquisa e inspiração, 76% dos consumidores ainda planejam efetivar suas compras presencialmente, principalmente em shopping centers (31%) e lojas de departamento (18%). Já entre os que optarão pelas compras online (43%), a maioria usará aplicativos (70%), sites (65%) e até redes sociais, como o Instagram (19%).
Por conta desse cenário, o varejo físico precisa evoluir para continuar relevante. “Para se manter atrativo e competitivo, o varejo físico precisa oferecer aquilo que os canais digitais não conseguem entregar com a mesma eficiência: uma experiência sensorial, imediata e personalizada. Isso inclui atendimento qualificado, possibilidade de experimentar o produto, ambiente agradável e promoções exclusivas”, explica Alves. A integração entre os mundos físico e digital também é essencial. “Permitir que o cliente consulte o estoque online, retire na loja ou troque com facilidade transforma a loja em um ponto de relacionamento com a marca”, completa o executivo.
Outros dados interessantes
Outro destaque da pesquisa de Dia dos Pais da CNDL é a crescente influência das redes sociais na decisão de compra. Hoje, 35% dos consumidores já compraram por links no Instagram, WhatsApp ou TikTok. Para o especialista, esse é um terreno fértil para as marcas no Dia dos Pais. “As marcas podem apostar em estratégias de social commerce, unindo conteúdo atrativo com caminhos de compra diretos e simplificados. Vale investir em influenciadores conectados ao público, criar vitrines interativas, usar links clicáveis e promover ofertas exclusivas via redes como Instagram e WhatsApp”, recomenda.
A busca por preços baixos também está levando parte significativa dos consumidores a recorrer aos sites internacionais. Entre os que vão comprar online, 55% pretendem usar plataformas como Shopee (80%), Amazon (50%) e Shein (32%). Os principais atrativos são preço (69%), variedade (58%) e qualidade (40%). Para concorrer com esses gigantes, o varejo nacional precisa valorizar seus diferenciais. “Agilidade na entrega, confiança na origem do produto, facilidade de troca e atendimento humanizado são pontos fortes. É importante mostrar que comprar no Brasil pode ser vantajoso, seguro e prático”, aponta Alves.
A pesquisa ainda mostra uma mudança no comportamento de pagamento: 76% pretendem pagar à vista, sendo que 46% usarão o Pix — um crescimento de 8 pontos percentuais. “A digitalização dos meios de pagamento, com destaque para o Pix, tornou a relação entre cliente e varejista mais ágil, prática e direta. Para o varejo, isso significa menos custos com taxas, maior controle do fluxo de caixa e a possibilidade de oferecer vantagens como descontos exclusivos”, analisa o executivo. Ele lembra que o recente lançamento do Pix Automático tende a intensificar esse movimento, ao facilitar pagamentos recorrentes e fidelizar o cliente.
Diante de um cliente/comprador mais por dentro do que há de interessante nas vendas, Cláudio Alves destaca que os pequenos e médios varejistas também podem (e devem) aproveitar as oportunidades do digital neste Dia dos Pais. “O segredo está em combinar canais com agilidade e personalização. Redes sociais podem ser usadas para vendas diretas com atendimento próximo, promoções exclusivas e kits de presentes personalizados. Além disso, vale investir em marketplaces para aumentar a visibilidade e utilizar dados de compras anteriores para personalizar a oferta e fidelizar clientes”, finaliza.
Fonte: CNDL