
Governo do Estado incentiva comércio com apoio ao Liquida Campina 2025
Campanha promocional em 600 estabelecimentos oferece até 70% de desconto com parcelamento de ICMS e Refis para empresas
29 de julho de 2025
O Governo do Estado garantiu, por mais um ano, apoio ao Liquida Campina — campanha promocional realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) —, que está em sua 23ª edição, em Campina Grande. Este ano, além do patrocínio financeiro e do parcelamento do ICMS de julho, foi lançado o Refis, que permite o refinanciamento de dívidas já consolidadas.
A campanha Liquida Campina está acontecendo desde o último dia 24 em mais de 600 estabelecimentos comerciais de Campina Grande e região até o dia 2 de agosto. A iniciativa oferece descontos que, segundo a CDL, podem chegar a 70%, além de prêmios, tanto para consumidores quanto para vendedores.
O apoio do Governo do Estado garante que o pagamento da 1ª parcela do ICMS de julho deverá ocorrer no dia 15 de agosto, enquanto a 2ª parcela deve ser paga em 15 de setembro. As empresas que vão parcelar o tributo deverão antecipar a entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD), referente ao mês de julho, até o dia 8 de agosto. Para ter direito ao benefício, é necessário apenas que as empresas varejistas estejam regularmente inscritas no Cadastro de Contribuintes do ICMS da Paraíba e em dia com suas obrigações tributárias.
O secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, falou sobre a importância dos incentivos: “Esta é uma forma de fomentar a atividade comercial em Campina Grande e ajudar no fluxo de caixa das empresas do varejo, um dos segmentos mais importantes da economia da cidade. Com mais promoções e vendas, há mais arrecadação, e todos ganham.”
A parceria, mantida por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico e da Secretaria da Fazenda, resultou, no ano passado, em um aumento de 5% nas vendas durante um período considerado de baixo consumo.
A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, destacou o papel das ações do Governo do Estado no desempenho comercial da Paraíba: “O volume de vendas do varejo paraibano registrou a segunda maior taxa de crescimento do país no ano passado, com uma expansão de 11,4%, enquanto a média nacional foi de 4,7%. Isso se deve a ações de um governo que tem equilíbrio fiscal e realiza investimentos em várias áreas e por todo o estado, fomentando a economia em todos os setores — e com o comércio não poderia ser diferente.”
De acordo com o vice-governador Lucas Ribeiro, o Governo promove o desenvolvimento do estado com medidas de apoio e incentivo às atividades que geram emprego e renda: “O comércio da Paraíba se destaca graças às suas cidades, e Campina Grande é um polo para onde convergem consumidores de vários lugares do estado e de fora. Por isso, o governador João Azevêdo dialoga com quem faz o setor e atende às demandas, para que nosso comércio alcance ainda mais crescimento e força.”
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Campina Grande (CDL-CG), Eliezio Bezerra falou sobre a parceria do Governo. “Mais uma vez o governador João Azevêdo e o vice-governador Lucas Ribeiro, com o olhar e a sensibilidade necessária para a importância da campanha, apoia o Liquida com um aporte financeiro, entendendo a importância e o impacto econômico positivo dela em nossa cidade, com incremento para os comerciantes e descontos atrativos para os consumidores”.
Fonte: Secom PB