
Empretec comemora 25 anos com programação especial na Feira do Empreendedor
De 21 a 23 de agosto o Centro de Convenções de Campina Grande será palco do maior evento de empreendedorismo da região
28 de julho de 2025
O Empretec está completando 25 anos na Paraíba e, para celebrar esse ciclo de sucesso, o Sebrae preparou uma programação especial durante a Feira do Empreendedor. No dia 23, às 15h30, haverá uma palestra de Ana Couto, referência em branding no Brasil e Ronaldo Lemos, advogado especialista em tecnologia, em comemoração à trajetória de sucesso da iniciativa do Sebrae no estado. Ana há 30 anos auxilia marcas a encontrarem valor e propósito. Já Ronaldo, por sua vez, tem em seu currículo a idealização do Marco Civil da Internet, a atuação como colunista na Folha de São Paulo e a direção do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio. A inscrição no evento é gratuita, pelo site: https://feiradoempreendedorpb.com.br/.
O Empretec é um seminário intensivo voltado para o desenvolvimento de competências empreendedoras, promovido com exclusividade no Brasil pelo Sebrae. Com metodologia internacional criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o programa tem como objetivo estimular atitudes de alta performance nos negócios e identificar novas oportunidades de mercado. Reconhecido por seu impacto transformador, fortalece habilidades comportamentais essenciais para quem deseja empreender com mais preparo, foco e inovação.
Durante a feira do empreendedor, serão comemorados os 25 anos dessa iniciativa na Paraíba. Para isso, o Sebrae preparou um momento de incentivo ao debate acerca da importância da marca na gestão do negócio. “A ideia é que tenhamos um público que possa realmente celebrar o Empretec conosco através da participação efetiva na Feira e cada vez mais consumindo conteúdos que vão fazer sentido para seus empreendimentos. Esperamos que esse encontro faça com que outras pessoas também possam conhecer ainda mais desse universo do Empretec e que venham a fazer parte deste programa que tem caminhado ao longo do tempo no Brasil, já com mais de 36 anos de existência. E que, na Paraíba, a gente também celebra um grande número significativo de participantes, já temos mais de 10 mil. A Feira do Empreendedor vai justamente fazer com que essas pessoas possam se conectar e fazer network, participando de uma grande rede colaborativa”, destacou Humara Medeiros, gerente da unidade Educação Empreendedora do Sebrae/PB.
Os dados do Empretec no país chamam atenção em especial pelo êxito das empresas participantes. De acordo com o Sebrae Nacional, 97% dos participantes demonstraram satisfação; 69% apontam que o Empretec contribuiu para o preparo ou atualização de planos e metas e 61% afirmaram que conseguiram melhorar o relacionamento e a satisfação do cliente. Entre os participantes, 61% aumentaram os lucros e 60% impulsionaram as vendas.
“O Empretec é uma metodologia de sucesso aplicada em 40 países. Uma experiência imersiva e desafiadora, exclusivamente realizada pelo Sebrae no Brasil, para desenvolver as dez características de um empreendedor de sucesso. Uma excelente opção para adquirir habilidades empreendedoras. Em apenas seis dias os participantes têm a chance de desenvolver as capacidades como empreendedor, tudo isso com um trabalho prático, dinâmico e específico”, explica Niviane Gomes, analista técnica do Sebrae/PB e gestora estadual do Empretec.