logo paraiba total
logo paraiba total
empresa
Foto: Divulgação

Empresa paraibana desenvolve sistema inovador para transmissões multimídia ao vivo

Tecnologia SDB-W4M combina produção televisiva com mobilidade digital para revolucionar comunicação institucional

28 de julho de 2025

Com aproximadamente 10 anos de trajetória, a empresa paraibana B2B Comunicação Integrada desenvolveu uma solução que, segundo ela, pode revolucionar a comunicação institucional das empresas: o Sistema Digital de Broadcast Wireless Multimídia Mobile Multicâmeras Multicanal (SDB-W4M). A tecnologia, que mescla a qualidade de uma produção televisiva com a mobilidade e interatividade do digital, foi proposta ao programa TECNOVA III PB, da FAPESQ/FINEP, e tem como objetivo democratizar o acesso à informação.

Diferente de uma simples cobertura de eventos, o SDB-W4M não substitui a presença física do público, mas enriquece a experiência dos participantes com atualizações instantâneas, como horários de transporte, programação de oficinas, chegada de autoridades, oferta de estacionamento e links para cadastros.

A tecnologia da B2B também opera com a mesma eficiência de uma emissora de TV, incluindo apresentadores, repórteres, vinhetas, entrevistas ao vivo e informações em texto na tela. A diferença está na maneira como é feito, utilizando uma equipe reduzida e equipamentos móveis, o que elimina a necessidade de estúdios fixos e grandes estruturas técnicas.

O sistema ainda permite que o mesmo conteúdo seja veiculado simultaneamente em diferentes formatos – vertical para Instagram, horizontal para YouTube – e até mesmo retransmitido por emissoras de TV e rádio, integrando comunicação digital e tradicional em tempo real.

Impacto em órgãos públicos e grandes empresas

Segundo Laíz Silveira, coordenadora do projeto e sócia da B2B, para tribunais, autarquias e empresas estatais que enfrentam desafios como burocracia, falta de engajamento e necessidade de transparência, o SDB-W4M oferece vantagens, como agilidade na divulgação, humanização da comunicação, redução de custos, substituindo estúdios fixos por tecnologia móvel, entre outras. “Muitas instituições ainda usam releases estáticos ou vídeos pré-gravados. Com o SDB-W4M, elas ganham a velocidade do jornalismo televisivo aliada à flexibilidade do digital”, explica Laíz.

A expectativa da B2B é que a tecnologia seja adotada ainda em 2025.

Fonte: Assessoria