logo paraiba total
logo paraiba total
sementes
Foto: Secom PB

PB investirá R$ 5 milhões em 120 Bancos de Sementes Comunitários para agricultura familiar

Edital público selecionará organizações para implantação de estruturas que garantirão acesso a sementes crioulas em 15 territórios rurais

25 de julho de 2025

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds), lançou edital de convocação pública para implantação de 120 Bancos de Sementes Comunitários. Para a execução do projeto, serão investidos R$ 5 milhões na construção e estruturação dos equipamentos. As Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas devem se inscrever entre os dias 25 de julho e 15 de agosto de 2025. O resultado definitivo da fase de seleção está previsto para o dia 30 de agosto.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido, Frei Anastácio, a iniciativa visa garantir a autonomia dos agricultores no acesso a sementes crioulas, contribuindo diretamente para a segurança alimentar, a preservação da biodiversidade e a soberania das comunidades rurais.

“Os bancos de sementes representam uma importante estratégia de resiliência diante das mudanças climáticas e das dificuldades enfrentadas pelos pequenos produtores. Além disso, é uma política estratégica que valoriza os saberes do campo, resgata práticas tradicionais e fortalece a organização comunitária. Com essa ação, o Governo da Paraíba reafirma seu compromisso com a agricultura familiar e com o desenvolvimento sustentável dos territórios rurais”, destacou.

Bancos de Sementes Comunitários são espaços onde comunidades rurais armazenam e compartilham sementes crioulas, promovendo a segurança alimentar e a preservação da biodiversidade. Eles funcionam como um sistema de empréstimo e troca, onde agricultores podem obter sementes para plantar e, posteriormente, devolver uma quantidade maior, garantindo a renovação dos estoques.

Os 120 Bancos de Sementes Comunitários serão distribuídos nos 15 Territórios Rurais do Estado, considerando proporcionalmente a quantidade de municípios que integram cada um deles. Com base neste critério, serão implantados no Alto Sertão (7), Borborema (10), Cariri Ocidental (8), Cariri Oriental (8), Curimataú (7), Médio Piranhas (8), Médio Sertão (10), Piemonte da Borborema (8), Seridó Paraibano (7), Serra do Teixeira (6), Vale do Paraíba (7), Vale do Piancó (9), Vale do Piranhas (9), Zona da Mata Norte (8) e Zona da Mata Sul (8).

Fonte: Secom PB