
O Boticário é eleita a marca de beleza preferida no São João do Nordeste
Presente nas maiores celebrações da região, O Boticário se consolida, segundo a Kantar, como a marca de beleza que vem em primeiro lugar na mente dos nordestinos quando o assunto é São João
24 de julho de 2025
O Boticário, marca de beleza mais amada do Brasil*, foi reconhecida como a marca de beleza preferida durante o São João na região Nordeste. O dado é da Kantar, uma das principais consultorias globais em dados e insights de consumo, que avaliou os hábitos e escolhas dos consumidores durante o período junino de 2025.
Foram entrevistados homens e mulheres entre 18 e 50 anos que participaram ou tiveram contato com eventos de São João em 2025, nos nove estados do Nordeste. A pesquisa foi realizada nas principais praças juninas da região — como Caruaru, Campina Grande, Mossoró e Maracanaú — e O Boticário foi a marca liderança em Top Of Mind, consideração como a primeira escolha, preferência e atributo de imagem.
O resultado evidencia não apenas a força do Boticário, mas também a atuação consistente nas celebrações populares da região. Há nove anos, a marca investe em campanhas com foco regional, que valorizam as tradições culturais nordestinas, fortalecendo uma conexão genuína com os consumidores e respeitando as singularidades de cada território.
“Mais do que presença de marca, buscamos criar conexões verdadeiras com cada consumidor, entendendo suas histórias, necessidades e tradições. Essa preferência é resultado de um trabalho construído ao longo dos anos com escuta, presença e sensibilidade. Temos um time local e contamos com parceiros e agências nordestinas que pensam, criam e executam para seu próprio povo, com autenticidade e orgulho. O regionalismo não está presente apenas nas campanhas de São João, que é uma das datas favoritas dos brasileiros, ele é estratégico e permeia nossa atuação na região durante todo o ano. Nosso compromisso é gerar experiências e memórias afetivas reais, valorizando a cultura, a identidade em cada detalhe”, afirma Jacqueline Tobaru, diretora de marketing regional do Boticário.
A estratégia regional do Boticário ganhou força especialmente em Caruaru (PE), considerado o maior São João do mundo, onde a marca atua como patrocinadora e apoiadora desde 2022. Este ano, o Boticário levou para a festa a “Casa São João do Boticário”, que foi inspirada nas casas-museu e exposições culturais interativas, e contou com camarim para retoque de maquiagem, experimentação de produtos, espaço de foto e jogos interativos. Dados de mercado reforçam a importância de estar presente na festa: só Caruaru gerou R$ 737,6 milhões em impacto econômico e atraiu mais de 4 milhões de visitantes, de acordo com a prefeitura do município.
Além de Caruaru, a marca esteve presente em mais de 200 festas espalhadas pelo Nordeste, em cidades como Petrolina (PE), Mossoró (RN), Maracanaú (CE), Maceió (AL), Cruz das Almas (BA), São João da Thay em São Luís (MA), Imperatriz (MA) e Campina Grande (PB), com experiências, mídia, parcerias locais e ações com influenciadores.
Essa atuação reforça o posicionamento do Boticário como marca Top of Mind do São João no Nordeste entre as categorias de fragrâncias, beleza e cosméticos*. “Mais do que uma campanha sazonal, o São João é parte de uma jornada contínua de valorização regional, que se estende ao longo do ano com movimentos igualmente potentes, como Dia do Nordestino, Natal e Carnaval”, finaliza a diretora de marketing regional do Boticário.
Fonte: Vivass Comunicação