logo paraiba total
logo paraiba total
milagre sertão
Foto: Divulgação

Milagre Sertão leva saúde e capacitação à comunidade Serrote Baixo, em Algodão de Jandaíra

Foram oferecidos gratuitamente serviços de fisioterapia, odontologia e barbearia

22 de julho de 2025

A ONG Milagre Sertão realizou, no último domingo (20), mais uma ação transformadora em Serrote Baixo, no município de Algodão de Jandaíra – PB. A comunidade foi o cenário de um dia dedicado ao cuidado, à escuta e ao desenvolvimento social. Com uma atuação que impacta o interior paraibano há mais de uma década, a organização levou aos moradores da região atividades como curso de barbearia, além de atendimentos gratuitos nas áreas de odontologia e fisioterapia.

Dezenas de moradores participaram das atividades, que mobilizaram a comunidade e ofereceram serviços essenciais, muitas vezes inacessíveis à população local. Rodrigo Bittencourt, voluntário do Milagre Sertão, destacou a importância do impacto gerado no dia-a-dia das famílias atendidas: “O projeto tem como objetivo desenvolver a autonomia dos moradores e dar meios para que eles tenham mais qualidade de vida. Com as diferentes iniciativas, temos visto grandes resultados, como maior engajamento nas atividades, além da motivação e confiança no olhar dos beneficiados”, comentou.

Durante o curso de barbearia, os moradores tiveram um momento de troca de experiências e preparação para atividades futuras. O principal objetivo do curso é, além de capacitar, mostrar o valor de um serviço que pode ser porta de entrada para o desenvolvimento profissional.

Na área da saúde, a equipe de odontologia realizou triagens para identificar as principais necessidades de saúde bucal dos moradores. Também foram oferecidos procedimentos como limpeza, profilaxia e raspagem, garantindo mais saúde e bem-estar à população.

Já a equipe de fisioterapia fez sua primeira atuação na comunidade, e, além de fazer um reconhecimento do local, ofereceu atendimento humanizado com foco no alívio de dores crônicas. Foram realizadas sessões de massoterapia, Dry Needling e outras abordagens que promovem mais qualidade de vida. “Justamente pela falta de acesso, esses serviços são fundamentais para comunidades como Serrote Baixo. A presença das equipes de odontologia e fisioterapia, ainda que breve, faz uma grande diferença, tanto no alívio imediato de sintomas, quanto na valorização da saúde como um direito de todos”, disse Beatriz Fernandes, dentista e voluntária do Milagre Sertão.

Fonte: Vivass Comunicação