
BNDES aprova R$ 18 milhões para Boutique Filmes desenvolver e internacionalizar produções
Com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), produtora também investirá em comercialização e treinamento de profissionais em IA
22 de julho de 2025
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento no valor de R$ 18 milhões, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), para a Boutique Filmes. Os recursos serão usados para desenvolver, comercializar, divulgar e internacionalizar produções audiovisuais da empresa, além de capacitar profissionais do setor.
Com os recursos do Programa BNDES FSA Audiovisual, criado em parceria entre Ministério da Cultura, Agência Nacional do Cinema (Ancine) e BNDES, a Boutique vai comprar e desenvolver novas propriedades intelectuais, além de produzir séries e longas-metragens para sala de exibição, com lançamentos previstos até 2027.
A produtora dos sócios Gustavo e Tiago Mello ampliará ainda mais a participação no mercado global, fortalecendo sua presença em eventos e as parcerias com distribuidoras e estúdios internacionais. Além disso, vai realizar treinamentos e capacitações de profissionais em ferramentas de inteligência artificial aplicadas ao audiovisual.
“A produção cultural no país voltou a ter a importância que merece no governo do presidente Lula. Com o financiamento, garantimos autonomia à indústria do audiovisual brasileiro, que vive num excelente momento, com premiações relevantes em festivais internacionais”, afirma o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
‘’A Boutique agora inicia uma nova etapa na sua história. Vamos acelerar nosso plano de negócios, viabilizando novas produções, entrando no segmento de cinema, gerando ainda mais empregos, e levando grandes propriedades brasileiras para uma ampla audiência no mundo todo”, finaliza o sócio fundador da Boutique Filmes, Gustavo Mello.
A Boutique Filmes é uma das líderes do mercado audiovisual no Brasil. Foi responsável pela primeira série original brasileira (“3%”) e pelo primeiro true crime brasileiro, “Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime”, ambos para a Netflix. Também produziu “Rota 66” (Globoplay), “Mila no Multiverso” e “Passinho – O Ritmo dos Sonhos” (Disney+), “Sutura” (Prime Video), “Véspera” (HBOMax), entre outros. Atualmente, está produzindo os longas “O Gênio do Crime” (Globo Filmes/Paris) e “Uma Garota de Classe” (Netflix). Foi indicada três vezes ao International Emmy Awards, com as séries “Zoo da Zu” e “SOS Fada Manu”.
Fonte: BNDES