logo paraiba total
logo paraiba total
sarau
Foto: Divulgação

Oliveira de Panelas e mais sete poetas declamam hoje em sarau poético

9 de julho de 2025

Literatura de cordel, repente, poesia declamada, xilogravura e culinária de alta gastronomia. Esses são os ingredientes que vão estar presentes no quarta-feira das artes do restaurante Canoa dos Camarões a partir das 20h. É que o projeto cultural da casa realiza mais um sarau poético para dar ainda mais visibilidade à exposição ‘Pinturas & Poesias – Cordel Ilustrado’.

Aberta ao público na galeria do restaurante há um mês, ‘Cordel Ilustrado’ une obras com xilogravuras de Josafá de Orós e Marcelo Soares com poemas de Boisbaudran Imperiano, Claudete Gomes, Marconi Araújo, Expedito de Arruda, Flávio Petrônio, Thiago Alves, Raniery Abrantes e Sander Lee.

O evento de abertura contou com um Sarau Poético, aberto pelo poeta e repentista Oliveira de Panelas, ao lado do parceiro Paulo Cruz. Na ocasião, Oliveira foi homenageado com um diploma de honra ao mérito em nome do projeto cultural do Canoa dos Camarões e do Pinturas & Poesias. “Dessa vez, vamos repetir a noite mágica que tivemos com mais esse Sarau que encantou a turistas e frequentadores da casa”, lembra o curador do projeto e artista plástico Antônio Claúdio Massa.

A empresária Lúcia Lyra lembra que o restaurante mantém a tradição de promover a cultura e gastronomia vivas e pulsantes no ambiente, valorizando todas as expressões artísticas. “Já são nove edições do nosso projeto cultural que reafirma nosso compromisso com essa valorização”, comenta ela, lembrando que muitos dos eventos culturais acontecem às quartas.

“Para participar do sarau, basta chegar e pedir para declamar um poema de sua autoria ou de outro autor”, lembra o poeta Boisbaudran Imperiano, que junto com Antônio Claúdio Massa criaram o ‘Pinturas & Poesias. A iniciativa mistura artes plásticas com poemas, fazendo um diálogo inédito entre essas duas artes nas telas expostas na galeria do restaurante.

Na exposição Cordel Ilustrado, que fica em cartaz até o dia 25 de julho, os versos estão conectados com o imaginário e a linguagem do sertão. Nas telas expostas, os poemas se conectam com a xilogravura e exaltam a grandiosidade da cultura nordestina exaltada pela festa da colheita celebrada no período junino.

O restaurante Canoa dos Camarões fica localizado em frente ao mar, na avenida Av. João Maurício, 121 – Manaíra. É aberto das 11h às 23h, com cardápio variado para almoço, happy hour e jantar, mas a visitação à exposição é aberta ao público independente do consumo na casa.

Fonte: Assessoria