
E-commerce cresce a passos largos no Brasil e deve alcançar faturamento de R$ 350 bi até 2029
Setor cresce com cases como a Ark Concept da Paraíba, que supera R$ 1 milhão em vendas anuais com atendimento humanizado
9 de julho de 2025
Nos últimos cinco anos, a palavra “e-commerce” vem se tornando cada vez mais popular no país, isto acontece por causa do crescimento do número de empresas que atuam com êxito no comércio online. Neste tipo de empresa, as transações comerciais, desde a seleção do produto até o pagamento e acompanhamento da mercadoria a ser entregue, são realizadas pela internet. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a projeção do faturamento no e-commerce brasileiro é de R$ 350 bilhões até 2029. Para termos uma ideia, somente na semana do consumidor deste ano, o e-commerce faturou R$ 8,3 bilhões no país, segundo levantamento da Plataforma de Inteligência e Dados Neotrust Confi.
Em um mercado competitivo é fundamental investir em canais digitais que facilitam a vida do consumidor e proporcionam diferentes formas de venda. Para o e-commerce a interação com os clientes se torna peça fundamental e decisiva na relação de compra e venda. Na Paraíba, um case de sucesso é o e-commerce Ark Concept que vende artigos de decoração do lar para todo o Brasil. A empresa vem alcançando reconhecimento e credibilidade e já chegou a ultrapassar a marca de R$ 1 milhão em vendas anuais. “Para fidelizar o cliente, temos foco no atendimento personalizado. Nós trabalhamos com mantas e capas de almofadas e, muitas vezes, o cliente não tem tempo ou não sabe montar a melhor composição. Por isso, oferecemos um serviço onde a gente escolhe as peças, manda fotos, faz vídeos, ou seja, realmente fazemos uma consultoria baseada no ambiente do cliente. Isso gera um excelente feedback e faz com que ele se sinta especial, indique a loja e volte a comprar”, frisou o sócio da Ark Concept, Thibério Cezar.
Ele ainda ressaltou que uma das principais vantagens de ter um e-commerce é o baixo custo de estrutura, uma vez que, não é necessário ter uma grande loja com um visual atraente para que os clientes possam entrar, visitar e ser impactados. Segundo Thibério, no e-commerce “é essencial que a loja virtual tenha uma aparência legal, atrativa. Também é importante ter uma área de armazenamento de produtos e um ambiente para a produção de fotos e vídeos, buscando fazer com que os itens tenham a melhor aparência possível no site.”
Uma das tendências de mercado que se popularizaram nos últimos anos no país é a live shopping, também conhecida como live commerce. Segundo dados da Research and Markets, as lives shoppings devem gerar US$ 600 bilhões em todo o mundo até 2027. Trata-se de uma tática de divulgação e vendas de produtos através de vídeos ao vivo na internet. Essa estratégia surgiu na China em 2014 com o objetivo de aproximar os consumidores da marca, tornando a compra pelo e-commerce mais intimista. “São pessoas que abrem uma live e colocam seus produtos à venda, criam nichos, criam grupos, criam uma audiência específica na venda daqueles produtos. Já é uma tendência que está funcionando”, comentou o sócio da Ark Concept.
Quem opta por ter um comércio virtual, deve estar atento a relevância da humanização do atendimento. Isso porque, muitos clientes ainda desconfiam do atendimento robotizado e preferem ser atendidos por humanos. “O atendimento personalizado é um grande diferencial no e-commerce. Percebemos que os clientes ainda estão inseguros quando são atendidos por um robô. Isso não passa muita credibilidade para a loja. O atendimento personalizado cria um choque em relação à maneira como alguns atendimentos estão sendo feitos hoje, então, a loja que conseguir manter um atendimento humano personalizado, continuará com um destaque diferenciado dentro do mercado”, pontuou Thibério Cezar.
Para que um e-commerce obtenha êxito no mercado é preciso ter um site seguro, visualmente atrativo, com atendimento ágil, sendo uma plataforma que facilita a experiência de compra do cliente e que passa credibilidade e transparência nas informações. Além disso, a empresa precisa ter uma excelente logística de envio de produtos e estratégias de marketing que aproximem o cliente da marca e reforcem a qualidade dos itens oferecidos no site.