logo paraiba total
logo paraiba total
sandra belê
Foto: Divulgação

Sandra Belê lança primeiro trabalho autoral “Sussuarana” em celebração aos 25 anos de carreira

EP com quatro faixas inéditas chega às plataformas em agosto, após prévia do single-título em julho

8 de julho de 2025

A cantora e compositora Sandra Belê escolheu o ano de 2025 para dar um passo inédito e definitivo em sua trajetória: o lançamento do EP “Sussuarana”, seu primeiro trabalho totalmente autoral, em comemoração aos 25 anos de carreira. Com distribuição da Tratore, o EP chega às plataformas digitais em duas etapas: o single que dá título ao projeto será lançado no dia 18 de julho, e o EP completo estará disponível em 22 de agosto.

O show de lançamento nacional já tem data marcada: será no dia 24 de julho, no palco da Prata da Casa, no SESC Pompeia, em São Paulo. Uma oportunidade de ver ao vivo a intérprete em sua estreia como compositora de todas as faixas do disco.

“Sussuarana” chega após cinco trabalhos marcantes no cenário da música brasileira – Nordeste Valente (2005), Se Incomode Não (2009), Encarnado Azul (2011), Prisma (EP, 2013) e Cantos de Cá (2020) – dois deles, inclusive, destacados em críticas elogiosas nos tempos do Blog Notas Musicais e posteriormente na coluna do G1.

Com a produção de Sylvana Toscano, e direção musical do consagrado Helinho Medeiros, o novo trabalho traz quatro faixas inéditas, cada uma representando fases distintas da vida artística de Sandra. Exigente com a palavra e influenciada por Cátia de França, Anastácia, Amelinha, e por vozes contemporâneas como Jhonatan Falcão, a artista assume pela primeira vez sua vocação como cantautora.

A faixa-título, “Sussuarana”, é um hino à resistência do artista independente nordestino, onde a percussão vibrante de Saulo Soares marca o compasso da luta cotidiana. Já em “De Longe”, com a participação de Nathalia Bellar, Sandra canta sua vivência em São Paulo entre 2018 e 2020, num xote melódico conduzido pela guitarra de Léo Meira e o baixo de Adriano Ismael.

“Olhos Marrons”, com Myra Maya, é a canção mais pessoal do EP: fala de um amor vivido com intensidade, onde o acordeom de Helinho brilha e embala versos íntimos como “te trazer nos meus olhos marrons”. Já a enérgica “Coco Maria” traz a força de vozes femininas da oralidade paraibana como Zabé da Loca, Penha Cirandeira, Caiana dos Crioulos e Vó Mera, numa celebração rítmica com Cassi Cobra nas percussões e a participação especial de Val Donato.

Sandra Belê propõe, com este trabalho, um gesto maduro, poético e potente. “Sussuarana” é a chegada de uma compositora que sempre esteve ali — nas entrelinhas de uma intérprete intensa, agora autora do próprio enredo.

Fonte: Assessoria