logo paraiba total
logo paraiba total
turismo
Foto: Banco de Imagens

Ministério do Turismo cria câmara temática para aprimorar a qualificação profissional do setor

Novo colegiado do Conselho Nacional de Turismo (CNT) reunirá mais de 30 entidades públicas, privadas e acadêmicos. Objetivo é aprimorar a formação e a capacitação da mão de obra turística no Brasil

8 de julho de 2025

O Ministério do Turismo instituiu oficialmente a Câmara Temática de Qualificação, Capacitação e Formação no Turismo, no âmbito do Conselho Nacional de Turismo (CNT). A medida, publicada no Diário Oficial da União, cria um espaço específico estratégico para debater e propor melhorias na formação dos profissionais que atuam em toda a cadeia produtiva do setor no país.

A criação da câmara atende a uma demanda do setor por um fórum dedicado a alinhar a qualificação profissional às novas exigências do mercado, identificar lacunas na formação de profissionais e promover a educação para um turismo cada vez mais sustentável. A iniciativa é essencial para garantir que as políticas públicas de qualificação sejam construídas com ampla participação social.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta que a qualificação é chave para o bom atendimento no ramo. “Qualificar nossos profissionais é o caminho mais seguro para um turismo mais competitivo e de alta qualidade. Com esta nova Câmara Temática, estamos unindo todo o setor para pensar o futuro da formação turística no Brasil, garantindo que nossos trabalhadores estejam preparados para as novas demandas do mercado”, destaca Sabino.

Entre as principais competências do novo colegiado estão a divulgação de boas práticas de formação e certificação, a sugestão de estudos e pesquisas para o setor e a proposição de diretrizes para a formação de instrutores. Além disso, a câmara terá um papel fundamental em indicar estratégias que promovam a inclusão de pessoas com deficiência, mulheres, jovens, pessoas LGBTQIAPN+, idosos e grupos étnicos diversos nos processos de qualificação, ampliando o acesso ao mercado de trabalho.

A força da iniciativa reside na sua composição plural, reunindo mais de 30 integrantes. Participam do colegiado representantes do governo federal, do setor privado (agências, hotéis, restaurantes, guias etc.) e da academia, garante uma visão integrada das necessidades do segmento.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo