
TikTok Shop e social commerce revolucionam negócios liderados por mulheres
Na era do vídeo curto e da inteligência artificial, protagonismo feminino no digital se torna motor da nova economia
8 de julho de 2025
O empreendedorismo feminino vive uma transformação profunda na era digital. Impulsionadas pelo acesso facilitado a ferramentas tecnológicas, redes sociais e novos modelos de e-commerce, as mulheres empresárias estão redesenhando a forma como empreendem no Brasil. Segundo dados do Sebrae, o número de empreendedoras à frente de negócios cresceu 38% nos últimos cinco anos, com destaque para aquelas que utilizam canais digitais como principal frente de atuação.
Na vanguarda desse movimento está o conceito de Empreendedorismo Feminino 4.0, que une inovação, protagonismo e presença digital. “Estamos assistindo a uma redefinição da jornada da mulher empresária. A integração do e-commerce com redes sociais como Instagram, TikTok e o recém-lançado TikTok Shop rompe barreiras de acesso e reduz custos de entrada”, afirma Tatyane Luncah, CEO e fundadora da Ebem – Escola Brasileira de Empreendedorismo Feminino.
Caminho para escalabilidade, autonomia e liberdade financeira
A chegada oficial do TikTok Shop ao Brasil em 2025 intensifica esse cenário. Em 2024, a plataforma movimentou globalmente mais de US$ 33 bilhões em volume bruto de vendas, triplicando os resultados do ano anterior. No país, a expectativa é de que o recurso amplifique ainda mais o social commerce, setor que deve crescer 20,1% na América Latina este ano, alcançando US$ 14,6 bilhões.
“Com o TikTok Shop, chega ao Brasil um canal de venda onde a produção de conteúdo e o gerenciamento da loja caminham juntos — é o casamento ideal entre marketing e trade, essencial para a geração 4.0”, destaca Tatyane. Ela ainda ressalta que, para as mulheres, o ambiente digital representa mais do que vendas: “É um caminho para escalabilidade, autonomia e liberdade financeira.”
As tendências mais fortes incluem a consolidação dos vídeos curtos e das lives como principais motores de conversão no e-commerce, além da inteligência artificial, que permite personalizar experiências, automatizar processos e otimizar campanhas publicitárias. Segundo uma pesquisa realizada pela Rede Mulher Empreendedora, 86% das empreendedoras acreditam que a IA será uma aliada essencial no crescimento dos seus negócios.
Apesar do otimismo — 79% das mulheres empresárias acreditam que 2025 será melhor que 2024, de acordo com a SumUp —, ainda há obstáculos estruturais a serem superados. A falta de acesso a crédito, por exemplo, ainda é um desafio para 37% das empreendedoras brasileiras.
“É urgente ampliar o apoio institucional e financeiro a essas mulheres que já provaram seu potencial. Com as ferramentas certas, elas não só crescem, como transformam comunidades inteiras”, conclui Tatyane.