logo paraiba total
logo paraiba total
moveleiro
Foto: Divulgação

Congresso moveleiro revela potencial de crescimento do setor no Nordeste

Marcelo Prado, economista e diretor do IEMI, apresentará dados inéditos e estratégias para crescimento do setor no evento mais relevante da indústria moveleira e colchoeira nordestina

3 de julho de 2025

A indústria de móveis e colchões no Nordeste mostrou sinais de fortalecimento em 2024, movimentando mais de 43,6 milhões de peças por ano, com cerca de 33 mil postos de trabalho diretos e indiretos em mais de 2.700 unidades produtoras. Apesar de responder por 14,0% do consumo nacional de móveis e colchões, a região ainda representa apenas 9,9% da produção nacional em volume, revelando um potencial expressivo de crescimento e ganho de competitividade.

Neste contexto, o Conemov – Congresso Nacional da Indústria Moveleira do Nordeste, que será realizado em julho, se apresenta como o principal espaço de articulação entre os diversos elos da cadeia produtiva da região, oferecendo oportunidades de networking e conteúdo estratégico. O evento traz em sua programação temas que dialogam com os desafios e as oportunidades do setor, como vendas, qualificação de pessoas, tendências de consumo e transformação digital.

Entre os destaques da programação está a participação de Marcelo Prado, economista e diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, que fará a palestra “Mercado de Móveis e Colchões no Brasil: dimensões, desafios e tendências para marcas brasileiras” no dia 3 de julho, às 15h40.

Com mais de 40 anos de atuação no fornecimento de dados estratégicos para o setor industrial, o IEMI trará uma análise detalhada do cenário atual do mercado moveleiro e orientações para que empresas da região possam identificar nichos promissores, ajustar sua produção à demanda real e fortalecer sua presença de mercado.

“O Nordeste apresenta uma capacidade instalada significativa, mas enfrenta gargalos estruturais, como logística, profissionalização e acesso a dados de mercado. O Conemov é uma oportunidade fundamental para virar essa chave”, afirma Marcelo Prado.

Panorama setorial do Nordeste

Segundo levantamento do IEMI, estados como Bahia, Pernambuco e Ceará concentram o maior número de unidades produtivas e ocupações diretas. Juntos, os três estados somam mais de 22 mil trabalhadores na indústria moveleira e colchoeira respondem a mais de 70% da produção regional. Ainda assim, estados como Piauí, Sergipe e Maranhão têm potencial de expansão, principalmente no consumo interno, que ainda é baixo frente à média nacional.

Além da análise macroeconômica, o evento também trará cases de sucesso, painéis com empresários e especialistas, e rodadas de negócios para conectar fabricantes, lojistas, designers, fornecedores e representantes comerciais de toda a região.

Fonte: Assessoria