
Demanda por eventos corporativos cresce quase 16% em 2025, aponta pequisa
Pesquisa revela aumento de 15,96% nos orçamentos para feiras e congressos, com RJ liderando o setor
24 de junho de 2025
De janeiro a maio de 2025, o mercado de eventos corporativos no Brasil teve alta de 15,96% no volume de pedidos de orçamento para feiras, congressos, convenções, seminários, reuniões, palestras e workshops, em comparação ao mesmo período de 2024. É o que revela um levantamento da DataEventos, plataforma de inteligência de mercado da startup MeEventos, que acompanha a movimentação de mais de 1,6 mil empresas do setor e analisou mais de 50 mil solicitações de propostas, e 20 mil eventos corporativos realizados entre 2024 e 2025.
Em janeiro, a alta foi de 13,8%; em fevereiro, 15,6%; em março, 26,1%; em abril, 6,4%; e em maio, 18,9%. Segundo Tiago Ferreira, fundador e CEO da MeEventos, o cenário é reflexo da consolidação dos encontros presenciais como estratégia de fortalecimento de marca e relacionamento com públicos estratégicos. “No início do ano as empresas fazem planejamento estratégico para as ações ao longo do ano, por isso, há um grande aumento no número de orçamentos durante este período. Outra questão, é a demanda por eventos presenciais como ferramenta estratégica de relacionamento e reforço institucional, porque, apesar dos eventos virtuais terem sua utilidade, eles não entregam a mesma experiência de conexão, impacto de marca e oportunidades de negócios que os presenciais oferecem”, analisa.
O número de eventos corporativos realizados também cresceu 4,74% no mesmo período. Fevereiro de 2025, por exemplo, registrou uma alta de 28,9%, e maio teve um crescimento de 5,3%. Já março apresentou um leve aumento de 2,8%, enquanto janeiro e abril registraram quedas de 7,1% e 3,3%, respectivamente. No recorte geográfico, o Rio de Janeiro lidera o setor, concentrando mais de 16,4% de eventos corporativos, seguido por São Paulo (10,3%) e Minas Gerais (7,4%)
Para Tiago, uma estratégia importante para manter a realização de eventos em alta é profissionalizar a gestão comercial e investir na experiência do cliente desde o primeiro contato. “É preciso personalizar as propostas, entender as reais necessidades de cada cliente e criar soluções sob medida. Quem ainda trabalha de forma genérica, com orçamento padrão, acaba perdendo espaço”, alerta.
É importante ressaltar que, nos dias de hoje, faz parte de uma boa experiência do cliente ser atendido rapidamente. O CEO da MeEventos comprova com dados do Gitnux Report 2025: “Entre 35% e 50% das vendas vão para o fornecedor que responde primeiro. Entre os consumidores, 76% esperam que as empresas respondam no mesmo dia e 96% consideram o atendimento ao cliente um fator decisivo para sua fidelidade, com ênfase em respostas rápidas”, aponta.
Para melhorar o atendimento ao cliente e a organização dos eventos, a plataforma da MeEventos permite uma gestão integrada, que vai desde o gerenciamento de equipes e freelancers até o controle financeiro. “A expectativa para o segundo semestre é de um crescimento sustentável do mercado de eventos corporativos, com as empresas mantendo volume consistente de ativações presenciais”, projeta Tiago. “Ou seja, os fornecedores devem se preparar de acordo”.
Fonte: Assessoria