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Foto: Divulgação

Santander amplia operação de pagamentos recorrentes através do Pix automático

Solução permite débitos autorizados sem confirmação a cada transação, beneficiando pessoas físicas e empresas com mais praticidade e segurança

17 de junho de 2025

O Santander ampliou a operação de pagamentos recorrentes por meio do Pix Automático para todos os seus clientes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas. A funcionalidade marca uma nova etapa nos pagamentos recorrentes no Brasil, com o objetivo de ampliar o uso do Pix ao oferecer uma evolução do débito automático tradicional, promovendo mais simplicidade, segurança e menos burocracia.

Para os clientes pessoa física, o funcionamento é simples: o usuário recebe uma solicitação de autorização para pagamentos recorrentes enviada pela empresa contratada. Caso aceite, a autorização é feita diretamente no aplicativo do Santander. A partir de então, os débitos passam a ocorrer automaticamente nas datas acordadas, sem necessidade de confirmação para cada transação. O cliente pode cancelar ou modificar a autorização a qualquer momento, com total controle sobre os pagamentos.

As empresas, por sua vez, poderão utilizar o Pix Automático para receber pagamentos periódicos. Independentemente do porte, basta enviar propostas de adesão aos seus clientes, que, ao aceitarem, permitirão o recebimento automático dos valores. Desde novembro de 2024, o Santander já vinha testando a solução com clientes pessoa física como pagadores e empresas como recebedoras, preparando o terreno para a implementação em larga escala.

Com o lançamento oficial do Banco Central, o Santander passa a oferecer a funcionalidade de forma completa e integrada a todo o ecossistema financeiro. “Fomos pioneiros ao lançar o projeto piloto do Pix Automático para nossos clientes PF e avançamos mais um passo rumo à sua consolidação no mercado. Nosso objetivo é garantir liberdade e eficiência na realização de pagamentos recorrentes, por meio de uma experiência simples, confiável e sem burocracia”, afirma Izabella Belisario, diretora de Payments e Serviços PF do Santander Brasil.

A solução pode ser utilizada para o pagamento de contas mensais como luz, água, internet, mensalidades escolares e serviços por assinatura, desde que previamente autorizado pelo cliente. Entre os principais diferenciais para os clientes pessoa física do Santander estão a transparência e o controle: é possível acompanhar todas as etapas do processo — da autorização à confirmação do pagamento — com notificações em tempo real. Caso não haja saldo ou a transação falhe, o cliente é avisado imediatamente. Também é possível cancelar autorizações, definir um valor máximo por cobrança e gerenciar todas as autorizações em um espaço exclusivo no aplicativo do banco.

“A antecipação da solução pelo Santander visa oferecer às empresas mais conforto e facilidade, uma vez que, no ambiente de testes, podem adequar a funcionalidade do Pix Automático ao seu ambiente e ajustar as necessidades processuais e operacionais antes do lançamento oficial. O Banco já conta com mais de 50 empresas que aderiram à solução, com potencial de 150 milhões de pagamentos mensais”, explica Paulo Duailibi, diretor de Produtos PJ do Santander.

Segundo a Febraban, cada brasileiro paga, em média, quatro contas por mês. Somando os clientes PF e PJ do Santander, são mais de 3,6 bilhões de boletos emitidos por ano, o que evidencia o potencial do Pix Automático como uma alternativa moderna, segura e eficiente para a gestão de pagamentos recorrentes. Com o início da operação em escala, o Santander amplia o acesso a uma das principais inovações do ecossistema Pix, contribuindo para a evolução dos meios de pagamento e para a simplificação da vida financeira de consumidores e empresas.

Fonte: Assessoria