Michelle Ramalho é eleita vice-presidente da CBF e se torna a única mulher na diretoria
Paraibana que preside a FPF-PB fará parte da gestão de Samir Xaud e quer abrir portas para mais mulheres no futebol brasileiro
26 de maio de 2025
Nesse domingo (25), Michelle Ramalho foi eleita uma das vice-presidentes da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), consolidando sua trajetória como uma das principais lideranças femininas no futebol brasileiro. Natural da Paraíba, Michelle é a única mulher na nova diretoria da CBF e já faz história como a primeira presidente da Federação Paraíba de Futebol (FPF-PB), cargo que ocupa desde 2022.
Trajetória no futebol e administração esportiva
Formada em Direito e com especialização em Gestão Esportiva, Michelle Ramalho começou sua carreira no futebol como dirigente do Botafogo-PB, onde atuou na área jurídica e administrativa. Sua competência a levou a assumir cargos de destaque na FPF-PB, até ser eleita presidente em 2022, tornando-se a primeira mulher a comandar uma federação estadual no Nordeste.
Sua gestão à frente da FPF-PB foi marcada por transparência, modernização e projetos sociais, como a criação de campeonatos femininos e categorias de base. Seu trabalho chamou a atenção nacional, o que a levou a ser convidada para integrar a chapa “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, encabeçada por Samir Xaud, eleito presidente da CBF.
Desafios na CBF e representatividade feminina
Michelle assume a vice-presidência da CBF em um momento de renovação, após anos de turbulências na entidade. Ela defenderá políticas de inclusão de mulheres no futebol, além de ajudar na gestão de competições e no desenvolvimento do esporte nas bases.
Sua eleição é um marco para a representatividade feminina no futebol brasileiro, que ainda tem poucas mulheres em cargos de liderança. Michelle já declarou que quer “abrir portas para que outras mulheres ocupem espaços no futebol” e trabalhar por um esporte mais justo e democrático.
Além dela, compõem a diretoria da CBF Ednailson Rozenha (AM), José Vanildo (RN), Ricardo Gluck Paul (PA), Rubens Angelotti (SC), Flávio Zveiter (ex-STJD), Gustavo Henrique (ex-CBF) e Fernando Sarney (interventor nomeado pelo STJ).
Com experiência e visão inovadora, Michelle Ramalho tem a missão de ajudar a transformar o futebol brasileiro, levando sua expertise administrativa e seu compromisso com a igualdade de gênero no esporte.
Fonte: Redação