logo paraiba total
logo paraiba total
tartaruga
Foto: Divulgação

Tartaruga é resgatada em Intermares e recebe tratamento no Aquário Paraíba

Animal marinho foi encontrado debilitado e sem conseguir submergir, com suspeita de ingestão de plástico

9 de maio de 2025

Uma tartaruga-cabeçuda de grande porte foi resgatada nessa quarta-feira (7) na praia de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa. O animal foi localizado por voluntários em estado debilitado e com dificuldade para submergir, o que levantou a suspeita de ingestão de resíduos plásticos. Após o resgate, a tartaruga foi levada ao Aquário Paraíba, onde está recebendo tratamento veterinário especializado.

Segundo uma das voluntárias envolvidas na ação, o alerta foi recebido por volta do meio-dia. A tartaruga estava visivelmente enfraquecida, boiando próximo à faixa de areia. Já sob os cuidados do Aquário Paraíba, o animal passou a ser monitorado de perto pela equipe médica.

O médico veterinário Thiago Nery, responsável pelo tratamento da tartaruga no Aquário Paraíba, explica que casos como esse têm se tornado cada vez mais frequentes. “Mesmo quando os animais chegam por outros motivos, ferimentos nas nadadeiras ou carapaça, muitas vezes o que agrava e prolonga a reabilitação é a ingestão de plástico. O resíduo causa o acúmulo de gases no sistema digestivo, impedindo a tartaruga de mergulhar, o que é extremamente perigoso para sua sobrevivência”, afirma o veterinário.

O tratamento envolve exames clínicos e de imagem, além da administração de medicamentos que auxiliam na eliminação do material ingerido. Se houver melhora, a tartaruga será transferida para um tanque maior, onde será observada até que esteja pronta para ser devolvida à natureza. “Quando ela volta a se alimentar normalmente, afunda com autonomia e apresenta um trato intestinal limpo nos exames, sabemos que está pronta para retornar ao mar”, completa Nery.

Além do atendimento clínico emergencial, como no caso da tartaruga resgatada em Intermares, o Aquário Paraíba cumpre um papel estratégico na conservação marinha, atuando no resgate, triagem, tratamento e, sempre que possível, na reabilitação e devolução de animais ao ambiente natural. Localizado no bairro do Seixas, em João Pessoa, o Aquário Paraíba também mantém sob cuidados permanentes aqueles animais que, por limitações físicas ou comportamentais, não têm condições de retornar à natureza.

Fonte: Vivass Comunicação