logo paraiba total
logo paraiba total
energia solar
Foto: Divulgação

Energia solar cresce 55,4% no 1º trimestre de 2025 na PB e consolida estado como destaque nacional

Presidente da Associação Paraibana de Energias Renováveis, Rafael Targino, destaca economia, incentivos e sustentabilidade como motores do salto histórico

22 de abril de 2025

A Paraíba está vivendo um boom na geração de energia solar. Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revelam que, apenas no primeiro trimestre de 2025, foram instaladas 2.808 usinas fotovoltaicas no estado, um crescimento de 55,4% em relação ao mesmo período de 2024 (1.807 usinas). Os números confirmam a tendência de alta: em 2023, a Paraíba fechou o ano com 4.424 sistemas, saltando para 7.323 em 2024, um aumento de 65,3% em 12 meses.

Para o presidente da Associação Paraibana de Energias Renováveis, Rafael Targino, o cenário reflete a combinação entre consciência ambiental, economia e a redução no custo dos equipamentos. “A Paraíba tem sol o ano todo e nossos cidadãos e empresas estão transformando esse recurso natural em economia e sustentabilidade. Com as tarifas de energia convencional em alta, equipamentos mais acessíveis e linhas de crédito facilitadas, o retorno do investimento em energia solar chega a ser 50% mais atrativo que há cinco anos, por exemplo”, afirma.

E por que a Paraíba está se tornando um polo solar? Segundo Rafael, isso se deve a um conjunto de fatores que vêm se consolidando nos últimos anos. Entre eles, estão a disseminação do conhecimento sobre energia limpa, o fortalecimento de boas práticas por parte de empresas sérias — muitas delas associadas à entidade —, a redução no tempo de retorno do investimento e a crescente consciência ambiental da população. “Cada usina instalada contribui para diminuir significativamente a emissão de dióxido de carbono (CO²). Em 2025, por exemplo, a Paraíba já evitou o lançamento de 3.369 toneladas de poluentes na atmosfera”, destaca.

Projeção para 2025

A Associação Paraibana de Energias Renováveis projeta que, até o fim de 2025, a Paraíba ultrapasse a marca de 10 mil usinas solares, com destaque para o interior do estado, onde produtores rurais e pequenos comércios dominam as novas instalações. “Temos potencial para ser o estado com a energia mais limpa e barata do Nordeste. E isso só está começando”, finaliza Targino.

Fonte: Assessoria