
Wanderlust Aí Vamos Nós e formas criativas de divulgar um destino
Vanessa de Melo fala sobre como o turismo criativo ganha força com visitas teatralizadas que transportam o viajante no tempo e criam conexões emocionais com o destino
9 de abril de 2025
Wanderlust Aí Vamos Nós e formas criativas de divulgar um destino
Olá Viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Por aqui, vamos pertinho mais uma vez, vamos ver um show e também um evento. E você?
A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje traz uma sugestão para quem deseja divulgar seu destino, experiência de uma forma criativa: imersão teatral.
Posso dizer que o trabalho de um guia de turismo vai além de mostrar lugares de interesse e nos explicar o que existe ou foi vivido naquele lugar, ele pode fazer isso de uma forma imersiva: nos convidando a voltar no tempo.
Eu me lembro de ter ficado encantada com uma visita teatralizada na cidade de Areia na Paraíba. Eles estavam num casarão e fizeram uma apresentação teatral de uma lenda daquele lugar. Me senti transportada no tempo, sentia aromas, texturas e emoções naqueles semblantes. Uma experiência incrível.
Em algumas cidades da Espanha também vi esse tipo de guia criativo: em uma delas, o narrador era Dom Quixote e nos levava aos museus da cidade contando suas histórias. Em outra era Colombo que nos transportou para as grandes navegações enquanto explicava a história da sua vida e dos moradores daquela localidade. Neste momento, em Valladolid há uma rota de comidinhas feitas em palácios, para divulgar a gastronomia da região.
Em Portugal também tive essa experiência, moradores são embaixadores da vila e com roupas típicas contavam as histórias como se fossemos amigos que estivessem a visitá-los. Nos mostravam como faziam os pães, cultivos de plantas, teares para produzir tecidos e outros produtos, eu simplesmente adorei. Uma mescla de história, cultura, teatro e magia estava ali aos nossos olhos.
O turismo precisa de mais iniciativas como essa. O slow travel não precisa ser lento, mas proveitoso, onde o tempo seja valioso para captar não apenas o destino como uma fotografia, mas como algo mais profundo que nos faça apaixonar, sair modificados e também embaixadores daquele lugar. Teatralizar é uma forma profunda de entrar num túnel do tempo e no fundo da alma, deixando aquela cidade nos marcar para sempre.
Podem ser feitas capacitações com agências, guias, museus, grupos de teatro, secretaria de cultura e turismo de mãos dadas para oferecer ao visitante uma experiência imersiva e inesquecível. Você gostaria de viver essa experiência Viajante? Conta nos comentários! Deixe sua sugestão!
A coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje fica por aqui! Até a semana que vem! Até Lá!
Sobre Vanessa de Melo
Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.

