logo paraiba total
logo paraiba total
pedra da boca
Foto: Sebrae-PB

Turismo sustentável e com experiência única são tendências para negócios do setor em 2025

Levantamento do Sebrae aponta busca dos consumidores por empresas e produtos com menor impacto ambiental e que promovam conexão

25 de março de 2025

Os consumidores estão cada vez mais exigentes nos conceitos de sustentabilidade ambiental, participar de experiências únicas e que promovam conexão com a marca, além de facilitar o conhecimento do produto ou serviço através das ferramentas digitais. Essas características estão entre as tendências de negócios para 2025, conforme material divulgado pelo Sebrae, através da Usina de Dados.

Considerando especialmente o setor do turismo, que tem crescido na Paraíba, os empreendedores podem aproveitar essas tendências para se destacar no mercado e tornar sua empresa ou produto mais competitivo. A gerente da Unidade de Monitoramento e Gestão do Sebrae/PB, Ivani Costa, lembra que os consumidores mais conscientes valorizam empresas que adotam práticas sustentáveis, refletindo também sua postura e valores perante a sociedade.

Ela orienta aos empreendedores do setor que fiquem atentos a essa mudança comportamental e busquem inovar em seus negócios, aderindo às práticas como energias renováveis, apoio aos pequenos produtores e mantenham uma comunicação assertiva e transparente com o seu cliente. “Empresas que incorporam a sustentabilidade em sua essência não apenas atendem às novas demandas, mas também constroem uma imagem de marca mais forte e relevante”, acrescentou Ivani Costa.

Já sobre as experiências que os novos consumidores buscam, está em alta aquelas que estão à procura de serviços que promovam uma conexão com o local, e unam criatividade com identidade, tornando a compra do produto ou serviço uma verdadeira memória afetiva. “O consumidor atual não busca apenas um serviço, mas sim uma experiência memorável. Para oferecer isso, os empreendedores podem investir em personalização, entendendo as preferências dos clientes e adaptando os serviços de acordo com suas expectativas; hospitalidade diferenciada, oferecendo atendimento de alta qualidade e surpresas que tornem a experiência única; e parcerias estratégicas, criando roteiros exclusivos em colaboração com outros negócios locais”, elencou a gerente.

Tecnologia e digitalização

A pesquisa do Sebrae mostra que a busca por ferramentas digitais, como adoção de recursos em Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Big Data já é uma necessidade para qualquer empresa. No setor do turismo, essas ferramentas otimizam processos e também auxiliam na experiência do cliente. “Os consumidores esperam conveniência, rapidez e personalização, e a tecnologia permite entregar tudo isso por meio de plataformas integradas que facilitam a reserva de serviços e melhoram a experiência do cliente, uso de inteligência artificial e dados para personalizar ofertas e melhorar o atendimento, e experiências imersivas, como realidade aumentada e tours virtuais, que enriquecem a jornada do cliente antes mesmo da viagem”, orientou Ivani Costa.

Apoio aos empreendedores

Como impulsionador dos pequenos negócios, o Sebrae/PB atua com consultorias, cursos e capacitações para os empreendedores de diversos setores, como o turismo.

De acordo com a gestora de Turismo e Economia Criativa da instituição, Regina Amorim, essas ações atualizam os empreendedores sobre as tendências e atualizações do mercado e os auxiliam a buscar diferenciais para os seus produtos e serviços, unindo, a criatividade e valorização da cultura local. “Seguir essas tendências é uma maneira de entregar o que o mercado turístico efetivamente deseja. O Catálogo de Experiências Turísticas da Paraíba, por exemplo, é tudo que o mercado turístico busca encontrar e comprar. Estamos assertivos e na vanguarda, para melhor atender ao novo perfil dos viajantes e turistas de todas as idades”, explicou a gestora.

Fonte: SEBRAE-PB