logo paraiba total
logo paraiba total
leonardo
Foto: Divulgação

Leonardo Bronzeado: “João Pessoa vive ciclo virtuoso, com obras públicas e privadas que atraem investimentos, turistas e novos moradores”

Um dos sócios da Eco Construtora, Leonardo Bronzeado compartilha insights sobre o mercado imobiliário, inovação sustentável e os próximos passos da empresa

20 de fevereiro de 2025

Leonardo Bronzeado é um visionário apaixonado por transformar cidades e impactar vidas. Um dos sócios da Eco Construtora, ele se tornou um dos nomes mais respeitados no mercado imobiliário da Paraíba, não apenas por seu sucesso profissional, mas por sua dedicação em unir inovação, sustentabilidade e qualidade de vida em cada projeto. Na entrevista a seguir, Leonardo compartilha insights e faz novos anúncios sobre o crescimento da empresa, o mercado imobiliário atual em João Pessoa e os próximos passos da Eco Construtora.

O setor da construção civil em João Pessoa está em crescimento acelerado. Como você avalia esse momento?

João Pessoa vive um ciclo virtuoso que tem impulsionado toda a economia. O setor público e privado vêm executando obras e empreendimentos estruturantes que deram uma capacidade para a cidade atrair novos investimentos, e com eles vieram os turistas e novos moradores.

Segundo dados recentes do Censo, estamos passando por grande fluxo migratório em que muitas pessoas de outros estados está vindo morar aqui, elevando a valorização imobiliária e aquecendo um setor que emprega muito e alimenta uma cadeia produtiva importante. João Pessoa foi a capital que teve o maior crescimento populacional na última década. Tudo isso somado vem posicionando a cidade como referência nacional em qualidade de vida. Nosso papel, como construtora, é aproveitar esse momento para entregar projetos que atendam às novas demandas do mercado, sem abrir mão da sustentabilidade.

O padrão construtivo de João Pessoa tem se elevado consideravelmente nos últimos anos. Quais são as características essenciais que um edifício precisa ter atualmente para ser considerado de alto padrão?

A qualidade de um imóvel de alto padrão vai muito além da estética. É um investimento que garante bem-estar, conforto, sofisticação e sustentabilidade. No Eco Aeropark, por exemplo, buscamos reinventar esse conceito com uma combinação de tecnologia, natureza e design, que proporciona experiências exclusivas que estão conectadas ao que há de mais avançado em conforto. É ter atenção a cada detalhe do empreendimento, investindo em soluções como automação predial, segurança de ponta e áreas de convivência úteis e de qualidade.

É preciso pensar na sustentabilidade em todos os processos que envolvem a vida das pessoas e dar a elas alternativas de convivência com amplas áreas ajardinadas com plantas nativas, favorecendo a integração da edificação com o ecossistema.Existe uma preocupação com a qualidade de vida na cidade, incentivando a vida no parque e a adoção de meios de transporte limpos.

Muito além de preço, para um imóvel ser classificado como de alto padrão é preciso olhar para todos esses valores agregados. Isso tudo em conjunto estabelece uma ideia inconfundível do que seja alto padrão na Eco Construtora.

A Eco Construtora celebra 23 anos de atuação no mercado. O que destaca a empresa no setor imobiliário paraibano?

Nosso ponto fote está na combinação de alta qualidade dos empreendimentos, transparência no negócio e proximidade no relacionamento com os clientes. Crescemos no mercado ao trabalharmos com o modelo de construção por condomínio, que pode gerar uma economia de até 40% no valor final do imóvel comparado ao modelo tradicional de incorporação.

Nesse modelo, conhecido também por ‘obra a preço de custo’, oferecemos aos condôminos total controle sobre as etapas financeiras e as informações operacionais do empreendimento. Esse cuidado com a gestão e o padrão construtivo de qualidade tornou-se a nossa marca registrada. Apesar de a empresa ter crescido bastante durante esse período, permanecemos com uma relação muito próxima com nossos clientes, que se tornam parceiros nesses projetos.

O modelo de construção por condomínio tem ganhado cada vez mais adeptos. O que explica essa preferência no mercado?

Esse modelo traz benefícios claros: economia, segurança e participação ativa dos compradores no processo. Além da possibilidade de economizar até 40% no valor final, o cliente conta com isenção de juros bancários e enfrenta um trâmite muito mais desburocratizado.

Na Eco, os clientes acompanham em tempo real a evolução da obra e recebem relatórios detalhados. Isso fortalece a confiança e resulta em empreendimentos com excelente custo-benefício. Ao final, a gente recebe com frequência feedbacks de clientes que conseguiram multiplicar o retorno do valor investido.

Nos últimos anos, a Eco Construtora realizou investimentos significativos em João Pessoa. Quais foram os principais marcos recentes?

Desde a nossa fundação, já entregamos 15 empreendimentos e temos outros quatro em andamento. Uma das marcas incontestes na nossa história é como a Eco ajudou a redefinir a forma como os paraibanos acessam serviços médicos na cidade.

A construtora já entregou 626 salas comerciais e 561 unidades residenciais, em prédios importantes na cidade, como o Eco Business Center, o Eco Medical e o Eco Medical Sul, edifícios corporativos que atendem cerca de 8 mil pessoas diariamente. Antes do Eco Medical, em 2013, João Pessoa contava com poucas experiências nesse setor.

Decidimos inovar com diferenciais como automação completa de todos os sistemas, vários pavimentos de garagem e um padrão construtivo inédito no estado. Isso está certamente no DNA da Eco.

O Eco Aeropark tem sido amplamente divulgado como um grande lançamento da empresa no momento. O que ele representa para a construtora?

O Eco Aeropark é mais um marco importante para todos nós. Juntamos a equipe experiente da construtora com grandes nomes do mercado, a exemplo da arquiteta Sandra Moura e o Estúdio Lago, para entregar um prédio moderno de 32 andares que simboliza a nossa visão de futuro. É o primeiro empreendimento de alto padrão no Aeroclube, uma região em franca valorização, e está localizada diante do futuro Parque da Cidade e a cinco minutos da praia.

Os apartamentos variam de 84m² a 144m², todos com varandas gourmet e três quartos, sendo alguns com três suítes. No condomínio, a tecnologia está presente em todos os sistemas, permitindo controlar a iluminação, o ar-condicionado e a irrigação dos jardins de forma integrada. As áreas comuns são um espetáculo à parte, concebidas para criar uma experiência imersiva de lazer e relaxamento com a presença ativa da natureza.

O rooftop garden no 32º andar é o ponto alto desse projeto e oferece uma das melhores vistas da cidade, que se estende do mar ao pôr do sol. Espaços como o wine bar, academia, coworking e o parque aquático foram pensados para que o morador sinta a brisa do parque e o frescor que vem do mar. Por tudo isso, já estamos com 67% das unidades vendidas.

Qual é o legado que a Eco Construtora deseja deixar?

Queremos transformar João Pessoa, não apenas com residenciais, mas também com empreendimentos que melhorem a vida das pessoas e ajudem a aprimorar o urbanismo da cidade. É colocar a cidade em pé de igualdade com qualquer grande capital brasileira, sendo um exemplo de uma marca séria, empregadora e que tem aprimorado o skyline da cidade. Nosso objetivo é aliar qualidade de vida à modernização urbana, e isso passa obrigatoriamente pelo respeito à sustentabilidade, algo muito caro para todos os pessoenses que nos orgulhamos da cidade.

Fonte: Redação