Papo para Somar: um CSC (Centro de Serviços Compartilhados) pode transformar uma companhia?
Adriano Filgueira conta como a centralização de processos administrativos pode revolucionar empresas
6 de fevereiro de 2025
Apesar de não ser nada nova o conceito de um CSC (Centro de Serviços Compartilhados), ainda é de pouco conhecimento para o público geral fora do universo corporativo. Um CSC de forma breve representa a centralização (concentração) dos serviços transacionais (serviços administrativos de um modo geral) de um determinado grupo econômico, permitindo que a organização desempenhe o seu “Core Business” (atividade principal) de forma livre.
Este artigo será o primeiro de vários que iremos tratar sobre assuntos relacionados ao universo de CSC’s. Neste primeiro vamos falar sobre os benefícios do modelo que transforma as companhias.
Um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) pode transformar uma companhia de várias maneiras significativas. Aqui estão alguns dos principais impactos:
- Padronização de Processos: O CSC centraliza e padroniza processos administrativos e operacionais, garantindo que todas as atividades sejam executadas de maneira uniforme e eficiente. Isso reduz a variabilidade e aumenta a qualidade dos resultados;
- Redução de Custos: Ao consolidar atividades comuns a vários departamentos, como compras, folha de pagamento e TI, o CSC elimina redundâncias e aproveita economias de escala. Isso resulta em uma significativa redução de custos operacionais;
- Aumento da Eficiência: Com a centralização, o CSC permite uma melhor gestão dos recursos e uma maior eficiência operacional. As equipes podem se concentrar em atividades estratégicas, enquanto o CSC cuida das tarefas rotineiras e repetitivas;
- Automação e Tecnologia: A implementação de um CSC geralmente envolve a adoção de tecnologias avançadas para automação de processos. Isso não só melhora a precisão e a velocidade das operações, mas também libera os funcionários para se dedicarem a tarefas de maior valor agregado;
- Melhoria na Tomada de Decisões: Com processos padronizados e centralizados, a empresa ganha maior visibilidade e controle sobre suas operações. Isso facilita a coleta e análise de dados, permitindo uma tomada de decisão mais informada e estratégica;
- Foco no Cliente: Ao liberar recursos internos e melhorar a eficiência, o CSC permite que a empresa se concentre mais nas necessidades dos clientes, melhorando a experiência do cliente e aumentando a satisfação e fidelidade.
Esses são apenas alguns exemplos de como um CSC pode transformar uma companhia, promovendo uma operação mais eficiente, econômica e focada em resultados.
Se precisar de mais detalhes ou tiver alguma dúvida específica, estou aqui para ajudar!
Sobre Adriano Filgueira
Executivo C-Level. CEO do AF Group. Mestrado em Administração pelo PPGA/UFPB, Pós graduado em contabilidade Decisorial pela UFPB e com mais de 26 anos de experiência no mercado. É especialista nos segmentos da Construção Civil, em organizações com o modelo de estrutura em CSC. É consultor nas áreas de Centros de Serviços Compartilhados (CSC) e Governança Corporativa. Associado a ABSC e no IBGC. Certificado em gestão administrativa pelo centro de cooperação econômica internacional de Fujian na China.