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Foto: Pexels

Economia Critiva: comprometimento e resiliência são os pilares para alcançar grandes objetivos no turismo e na vida

Regina Amorim fala sobre a importância do alinhamento entre valores pessoais, gratidão e aprendizado constante na busca por resultados positivos.

27 de janeiro de 2025

Para se alcançar grandes objetivos é preciso ter comprometimento e buscar alinhamento entre os valores pessoais e o resultado que se deseja alcançar. Objetivos grandes e difíceis são desafiadores, podem levar anos para serem realizados, porém possíveis de serem alcançados. Ter clareza das prioridades diárias necessárias, para cumprir um grande objetivo é sempre o melhor caminho para a vitória. A capacidade de atingir pequenos objetivos significativos, ajuda a manter a persistência, contribui para aperfeiçoar a mentalidade de crescimento e a maturidade de si mesmo.

Alcançar grandes objetivos raramente acontece sob as melhores condições. A proporção de pessoas que se ocupam com informações negativas e avaliações desconstrutivas é 90% maior do que os 10% que reconhecem e acreditam na capacidade de alcançar grandes objetivos, com planejamento, criatividade e inovação.

A prática diária da gratidão treina a nossa mente para assimilar mais informações positivas, nos deixa menos vulneráveis ao negativismo da maioria das pessoas e mais fortalecidos para os desafios, porque geralmente otimismo e confiança são produzidos pela gratidão. Aprender a ficar confortável com o desconforto é aprender a lidar com as ameaças e focar no seu desempenho máximo para alcançar os resultados positivos.

No turismo, por exemplo, o desconhecimento sobre essa atividade econômica, muitas vezes mal interpretada pela comunidade de um destino turístico, gera medo inconsciente para a população, pensamentos negativos e comportamentos irracionais. Uma forma de desconforto emocional dos moradores, diante de um grande fluxo de turistas, que escolheram ser felizes no lugar em que se habita, muitas vezes, desde que nasceu. Um dos motivos por que vimos o crescente fluxo turístico em algumas cidades do mundo, deve-se em parte a mudança de prioridades, mudança de consciência e do perfil dos turistas, em busca de natureza preservada, da singularidade, da cultura autêntica, experiências de saúde e bem-estar.

A empatia é fundamental para que se respeite a felicidade de outros, tratando-os com gentileza e interessando-se em saber o que mais lhe encantou, pelo lugar onde você vive. Se fizer isso, você descobrirá que o medo não é tão desagradável quanto você pensava. Aprenda com o turista a valorizar o que você nunca deu atenção, enquanto habitante do destino turístico. Comece a enxergar as oportunidades de negócios, a natureza e o patrimônio cultural preservados. Seja exemplo e dê atenção a sua sensação de desconforto, que aos poucos ela desaparecerá. Perceba a realidade como um estímulo para transformar o que parece um problema a ser resolvido, em uma oportunidade para ser bem aproveitada.

Quando você confronta seus medos você começa a perceber que eles são maiores na sua imaginação do que na realidade. Os visionários do turismo têm em comum a habilidade de encarar os desafios, antes mesmo de pensar em não os enfrentar. Quando começamos a fazer perguntas pertinentes sobre determinado tema, antes mesmo de “ter opinião formada sobre tudo”, pode ter certeza, você aprendeu o básico.
Se podemos descobrir o motivo de algo ter acontecido, sem julgamentos, podemos aprender a prever o futuro. O que fortalece a relação entre “o que” e o “por que” amplia o nosso aprendizado. A gratidão nos treina a focar nas informações positivas, que melhora o nosso humor e reduz os níveis de estresse. Quando estamos acostumados com informações negativas, o positivo muitas vezes é uma diferença prazerosa e agradável.

Uma jornada criativa exige comprometimento, originalidade e a reinvenção do eu, diariamente. Tentar compreender a essência das coisas exige conhecimento, portanto, estar em constante aprendizado. Pessoas que vão rápido e mais longe, são aquelas que acionam a curiosidade, a paixão e o propósito, motivadas por grandes objetivos.

Os melhores objetivos diários são aqueles que se alinham com o propósito transformador. Portanto, ignorar limitações sociais é um dos passos necessários em qualquer caminho que leve à autorrealização, mesmo compreendendo que desafios continuam existindo e pessoas com desempenho máximo devem ter a habilidade de negociá-los e seguir em frente.

Regina Amorim

Foto: Linkedin

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

Fonte: Regina Amorim