Projeto apresenta três dias de concertos gratuitos no Centro Cultural de São Francisco
O evento contará com apresentações de grupos renomados, incluindo Curta Ópera, JP-Bone e Big Band Rubacão Jazz, e celebra a diversidade musical no Centro Histórico de João Pessoa.
22 de janeiro de 2025
O projeto ‘Viva o Centro com Música’ apresenta três dias de concertos gratuitos no Centro Cultural São Francisco (CCSF), de 22 a 24 de janeiro, sempre a partir das 17h30. Com uma programação que celebra a diversidade da música, o evento convida o público a vivenciar uma experiência única que une a beleza do Centro Histórico à magia da música. A entrada e o estacionamento são gratuitos para todos os públicos.
Nesta quarta-feira (22), a partir das 17h30, se apresenta a camerata Curta Ópera e a soprano Izadora França com um repertório encantador com clássicos da ópera e musicais, incluindo a emocionante “Ave Maria” de Franz Schubert, compositor austríaco que viveu muitos anos em Viena. A partir das 18h15 é a vez o grupo do quarteto de trombones JP-Bone se apresentar.
Curta Ópera PB
Grupo de canto lírico paraibano, que surgiu em 2024, após apresentações no projeto ‘Viva o Centro com Música’, no Centro Cultural São Francisco. É formado por quatro cantores líricos: Izadora França, Leonardo Domingos, Klaiton D´Araújo, Eduardo Cunha Lima e dois pianistas Vinicius Sales e Hamurabi Ferreira. Os cantores são conduzidos pelo professor e maestro Carlos Anísio.
O JP-Bone é um quarteto de trombones fundado em 2014, em João Pessoa (PB), composto por professores e músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Integrante do grupo de pesquisa em performance e pedagogia do trombone e da Associação de Trombonistas da Paraíba (ATPB), o quarteto é formado pelos professores Sabiano Araújo, Robson Franklyn, Rogério Vicente (trombone tenor) e Alexandre Ferreira (trombone baixo). O grupo tem como objetivo difundir gêneros da música brasileira e clássica ocidental, utilizando estudos históricos e formais para aperfeiçoar a interpretação e oferecer experiências musicais de alta qualidade.
Quinta-feira (23), às 17h30, o pianista Vinícius Sales e o barítono Eduardo Cunha Lima interpretam belas Canções Brasileiras de Câmara, incluindo a comovente “Ave Maria”. Às 18h15 a Big Band Rubacão Jazz se apresenta com sua sonoridade vibrante, e um repertório que vai do frevo ao jazz, incluindo clássicos internacionais e composições de artistas locais.
A Rubacão Jazz é uma orquestra em formato de Big Band, uma clássica formação instrumental que inclui os naipes de saxofones, trombones e trompetes, além de contar com instrumentos de apoio como bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo. Com mais de dez anos de atuação, a Rubacão Jazz se destaca no cenário cultural de João Pessoa por ser um grupo que não se dedica apenas à performance instrumental, mas também com a pesquisa histórica do nosso repertório brasileiro por meio do resgate de clássicos da nossa música. Seu repertório vai do frevo ao jazz, passando pelos clássicos vindos do estrangeiro e músicas de compositores e arranjadores locais.
Na sexta-feira (24), a partir das 17h30, é o dia dedicado à ópera com a apresentação da obra-prima “Orfeu e Eurídice”, uma ópera de Christoph Willibald Gluck, estreada em 1762 em Viena, que marca uma revolução na ópera ao simplificar a estrutura musical e enfatizar a expressão emocional. Baseada no mito grego de Orfeu, narra a história do músico lendário que desce ao submundo para resgatar sua amada Eurídice, morta tragicamente. Comovido pelo amor e pela música de Orfeu, Plutão permite que ele a leve de volta à vida, sob a condição de não olhar para ela até chegarem à superfície. Orfeu sucumbe à dúvida e quebra a regra, perdendo Eurídice novamente, mas a obra oferece um final feliz, com os deuses intercedendo para reuni-los. A ópera é conhecida por árias célebres como “Che farò senza Euridice?” e pela inovadora união de drama e música, consolidando Gluck como um precursor do estilo clássico.
Em seguida, no mesmo dia, às 18h15, se apresenta o combo Instrumental Rubacão Jazz que, formado por talentosos músicos da Big Band, explora a improvisação e a riqueza do jazz em um formato intimista. Para este dia, teremos uma formação composta por: Rodrigo Alves (saxofone), Diego Rafael (guitarra), Hermano de Paula (baixo) e Caio Bertazzolli (bateria). A partir desta sólida formação em trio, outros instrumentos podem integrar o combo a fim de executar tanto melodias clássicas quanto regionais, fazendo uso de improvisos e variações, características típicas da linguagem do jazz.
Viva o Centro com Música
É uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município (Secitec-JP) e da Agência de Inovação e Tecnologia de João Pessoa (Inovatec JP), em parceria com o Governo do Estado da Paraíba. O projeto busca revitalizar o Centro Histórico, através da cultura, e democratizar o acesso à música de qualidade, utilizando tecnologias inovadoras para gravação e sonorização.
O casal de Santos (SP), Viviane e Carlos Barbosa, de férias em João Pessoa, disse que nunca havia assistido a uma ópera por considerar um estilo pouco publicizado onde moram. “Só aqui mesmo para encontrar essa junção de arquitetura e música aliada a história. João Pessoa é surpreendente mesmo”, relatou Carlos Barbosa, que prometeu voltar para passar mais tempo na cidade.
Fonte: Secom JP