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Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Ministro diz que fusão entre Azul e Gol pode reduzir preço de passagem

Segundo Silvio Costa Filho, valor médio de passagens aéreas diminuiu 5,1% em 2024

17 de janeiro de 2025

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comentou sobre o impacto positivo que a possível fusão entre as companhias aéreas Azul e Gol pode trazer ao Brasil, especialmente no que diz respeito à manutenção das tarifas, já que a união poderia evitar aumentos, considerando a redução de assentos não ocupados nas aeronaves. A expectativa é de que a fusão não resulte em aumento nos preços das passagens, com a chance de uma ampliação do fluxo de passageiros. “Com essa fusão, a ocupação de voos pode ser mais eficiente, já que, juntas, evitam que aeronaves saiam vazias”, afirmou o ministro.

A taxa de ocupação das aeronaves no Brasil já é alta, com 84% de ocupação registrada em 2024, o que demonstra um uso mais eficiente da capacidade dos voos. Costa Filho também comparou a fusão à formação de federações partidárias, ressaltando que, embora as empresas se juntem, manteriam autonomia financeira e governança separadas. A fusão dependeria, ainda, da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e seria fiscalizada por órgãos como a Anac e a imprensa, que garantiriam a não elevação abusiva das tarifas.

Queda nas Tarifas Aéreas e Crescimento do Setor

Em paralelo, Costa Filho destacou que, em 2024, as passagens aéreas no Brasil apresentaram uma queda média de 5,1% no preço, ficando em R$ 631,16, o que é um alívio para os consumidores, especialmente considerando o aumento global de 15% nas tarifas. Esse resultado é ainda mais relevante porque, de acordo com dados da Anac, 50,8% das passagens foram vendidas por menos de R$ 500. Além disso, o ministro ressaltou que a taxa de ocupação também atingiu o maior nível desde 2002.

No entanto, o ministro também mencionou que o impacto do programa Voa Brasil, que visa a inclusão social de aposentados no mercado de turismo, tem sido pequeno, principalmente por causa do desconhecimento do programa, especialmente nas regiões mais afastadas do país. Apesar disso, a iniciativa tem gerado resultados positivos, com 200 aeronaves lotadas de aposentados em trânsito.

Impacto Global e Preocupações Internas

Costa Filho também comentou sobre a escassez de aeronaves no mercado, que tem sido um desafio para a aviação nacional, especialmente após a pandemia, com a produção de aeronaves tendo caído significativamente. Ele explicou que a falta de aeronaves impacta diretamente os preços no mercado internacional, com uma inflação de 15% nas tarifas médias globais.

Com a fusão entre Azul e Gol, o governo espera fortalecer a malha aérea brasileira, garantindo mais estabilidade e acessibilidade no transporte aéreo, sem comprometer a qualidade e a segurança. A união dessas grandes empresas pode ser um passo importante para a preservação de empregos e para o fortalecimento do setor aéreo, garantindo, assim, a continuidade de um mercado competitivo e acessível para os passageiros brasileiros.

Fonte: Redação com Agência Brasil