logo paraiba total
logo paraiba total
redaçao
Foto: Agência Brasil

Cinco estados do Nordeste registraram nota mil no Enem 2024; foram 12 redações no Brasil

Exame Nacional do Ensino Médio revela crescimento educacional significativo, com 12 participantes alcançando nota mil, destacando-se especialmente no Nordeste

14 de janeiro de 2025

A edição de 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) revelou resultados impressionantes, com 12 participantes conquistando nota máxima, ou nota mil, na redação. Desses, apenas um provém de escola pública, em Minas Gerais, enquanto os outros estados com nota máxima incluem Alagoas, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte, representando um destaque significativo para a educação no Nordeste. Esses resultados demonstram o crescimento e a excelência educacional também em regiões tradicionalmente desafiadas em termos de indicadores educacionais.

Durante a coletiva de imprensa em que os resultados foram divulgados, o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o governo federal lançará um prêmio para reconhecer os esforços na melhoria da educação básica no Brasil, englobando o desempenho no Enem. Esse reconhecimento será feito por município, estado, rede e escola, refletindo a crescente valorização dos avanços educacionais em todo o território nacional, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que têm se destacado na busca por educação de qualidade.

De acordo com o ministro, a média da nota de redação do Enem 2024 foi de 660 pontos, um aumento de 15 pontos em relação à edição anterior, quando a média foi de 645 pontos. Esse avanço na proficiência média é um reflexo do trabalho contínuo para melhorar o ensino e a preparação dos estudantes, especialmente no Nordeste, onde o esforço coletivo tem gerado frutos visíveis.

Fonte: Redação com Agência Brasil