Economia Criativa: criatividade e sustentabilidade no turismo transformam destinos em 2025
Regina Amorim fala sobre como a inovação no turismo prioriza experiências regenerativas, colaboração comunitária e valorização cultural para o futuro dos destinos
13 de janeiro de 2025
Muito se fala sobre a necessidade de inovar e ser criativo no turismo, diante de um universo de possibilidades a ser explorado para isso acontecer. Cada negócio criativo é único e inspirador, porque gera novidade, criatividade e diferenciação. As tendências que nos cercam são imprevisíveis e estão em constante transformação. Basta observar o comportamento das pessoas no tempo presente e as possibilidades a serem exploradas e experimentadas.
Se você se interessa por realizações significativas no turismo, a criatividade é importante e você deve começar por ela. O turismo criativo e colaborativo deve enriquecer o destino turístico, proporcionar descobertas e bem-estar aos turistas, contribuindo mais do que é necessário. O turismo deve criar empregos, restaurar a natureza, valorizar o patrimônio histórico e cultural, entregar experiências de qualidade, que contribuem para um alto nível de satisfação dos visitantes e para a construção da reputação nacional.
Para identificar tendências do turismo é preciso observar sinais criativos, definir os valores e crenças que dominam e motivam uma sociedade, seja por meio da visão cultural, social, intelectual, política ou espiritual. É proporcionar à comunidade local, benefícios econômicos, ambientais, sociais e culturais sustentáveis, através do turismo.
A macrotendência influencia o maior número de setores, mercados e pessoas, em escala global, de diferentes formas, com mais impacto em certas regiões. A micro tendência também afeta, porém numa quantidade limitada, de setores e indivíduos, de natureza regional ou nacional, influenciam no comportamento do consumidor, da economia, da tecnologia, das artes e se manifestam nos estilos de vida, na política, nos serviços e no turismo.
Na política do turismo é essencial a proteção da natureza, a preservação da cultura e a consciência ambiental dos negócios. Os destinos turísticos devem estar comprometidos em tornar-se um lugar desejável para viver e trabalhar, visitar, investir e fazer negócios.
Na busca por sonhos grandes, não há uma reta, entre onde estamos agora e até onde queremos chegar, porque quanto maior é o sonho, invisível é o caminho, mas o aprendizado e a criatividade tornam esse caminho visível. O mundo está acostumado a ver culturas indígenas em museus. Mas a identidade de nossos povos originários deve fazer parte da nossa vida cotidiana, porque nossas culturas precisam ser valorizadas e abraçadas com sinceridade e pertencimento.
Para cada município ou região é essencial definir e divulgar um excelente calendário anual de eventos esportivos, artísticos e culturais, para visitantes e moradores locais vivenciarem, podendo ser conhecido mundialmente como um importante destino turístico para os eventos. Precisamos voltar a nossa atenção às maneiras de aumentar a nossa criatividade e a nossa habilidade de gerar ideias originais e úteis, observando como podemos colocá-las em prática.
Os municípios podem criar centros inclusivos de criatividade para as diversas comunidades, com programas familiares e públicos, promovendo a paixão pela arte ao longo da vida. Também criar programas e eventos personalizados para levar a arte às comunidades, conectar pessoas com a criatividade, levar experiências para diferentes espaços. A diversão da criatividade é fazer muito bem, o que se sabe fazer. Portanto, dedique um tempo considerável às tarefas criativas. A criatividade nos negócios e principalmente no turismo é sempre colaborativa.
Em 2025, ofereça um ambiente sustentável de experiência regenerativa para as gerações futuras. Priorize a elaboração e execução do plano de gerenciamento de destino turístico, para áreas com alto impacto de visitantes. Realize workshops de sustentabilidade para capacitar a comunidade e os visitantes. Desenvolva produtos que valorizem a cultura local, ofertando aos visitantes, experiências sustentáveis. Um destino turístico só alcança o seu potencial, quando os esforços do setor são colaborativos e canalizados na direção certa. Em 2025, é essencial planejar o futuro de longo prazo de destinos turísticos, visando enfrentar os desafios do crescimento populacional, da prosperidade comunitária e da degradação ambiental.
Sobre Regina Amorim
É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.
Fonte: Regina Amorim