Economia Criativa: a jornada de superação, como ultrapassar limites e alcançar o impossível
Regina Amorim fala sobre como cada ser humano tem o potencial de conquistar mais do que imagina, desde que se mova além da zona de conforto, com motivação, criatividade e uma mentalidade de crescimento.
23 de dezembro de 2024
Cada ser humano é capaz de fazer mais do que se imagina. Essa jornada não é igual para todas as pessoas. Ela depende de motivação, criatividade, consciência ambiental e social, colaboração, aprendizado, habilidades físicas e mentais.
Precisamos sair da nossa zona de conforto para descobrir o que podemos ser. Ir além de todas as expectativas aceitáveis, vencer a barreira do que nos parece ser impossível. O que nos impulsiona para evoluir é a busca pela sobrevivência, a luta por recursos escassos. A criatividade e a motivação são impulsos que nos orienta a produzir recursos. É por isso que uma boa ideia gera outra, e assim por diante, sempre impulsionando o nosso comportamento e a nossa curiosidade.
O conhecimento, em pequenas doses diárias é um dos caminhos que alimenta a nossa curiosidade e possibilita processar as informações. Quando processamos informações pelas quais estamos curiosos, fazemos, cada vez mais, novas descobertas.
O propósito é o desejo de que as coisas que fazemos sejam importantes para o coletivo. Com ele é possível inspirar e atrair mais pessoas para uma causa, seja com ajuda financeira, intelectual, criativa, física ou emocional. Ter um propósito é pensar grande e ser capaz de trazer mudanças significativas para os negócios, a comunidade ou para o mundo.
Não se consegue coisas incríveis por acaso. É preciso buscar conhecimento e informações para fundamentar um propósito transformador. O aprendizado permanente é uma habilidade invisível, que mantém a motivação para se alcançar o propósito. O aprendizado sem a mentalidade de crescimento é quase impossível.
A mentalidade de crescimento transforma erros em oportunidades de melhoria e garante chegar mais rápido no propósito desejado. Em outras palavras, o desempenho máximo exige aprendizado constante. Vai ter momentos em que tudo aquilo que você achava que sabia, está errado, então você está no lugar certo. Se nessa jornada de alcançar objetivos, seu ponto de vista nunca foi contestado, significa que ainda tem muito trabalho pela frente.
O que efetivamente você deseja aprender? Comece a identificar seus pontos fortes, suas maiores conquistas, que geraram maior impacto na sua vida. Aprender a usar seus pontos fortes para alcançar objetivos e propósito, contribui para o trabalho ficar mais fácil e alcançar o êxito desejado. Mas, lembre-se que outras pessoas são importantes nessa jornada, seja amigos ou familiares, se você busca felicidade, bem-estar ou apoio social – amor, empatia, cuidado, conexões. Tudo isso ajuda a manter a sua saúde mental e aumentar o seu potencial para a resolução de problemas.
Desenvolver a inteligência emocional também é fundamental para se tornar uma pessoa bem-sucedida. É ter a capacidade de perceber, expressar e compreender suas emoções e a de outras pessoas. É aprender a agir ou não, com base na inteligência emocional, pois ela continua sendo um dos maiores indicadores de realizações importantes. Comece a fazer uma pausa, respirar fundo antes de falar ou reagir, em situações em que a emoção está intensa. Relacionar-se de forma verdadeira significa ouvir até a pessoa terminar de falar e fazer apenas perguntas esclarecedoras ou resumir em voz alta o que está sendo dito, garantindo que ambas as partes se sintam percebidas e ouvidas. Aprender a desenvolver empatia é um dos caminhos mais assertivos para a inteligência emocional.
Se você se interessa por realizações importantes, a criatividade é o caminho. Pesquisas apontam que pessoas criativas são mais plenas, motivadas, bem-sucedidas e mais felizes do que as não criativas. Faça da sua criatividade um valor, para conectar ideias novas e gerar resultados consistentes. Adquira o hábito de ler um livro por semana e aprenda a pensar diferente. Frequente ambientes que ainda não conhece, para expandir a imaginação. Isso é um pouco do que você precisa para ultrapassar seus limites, superar as expectativas, transformar sonhos em realidade e fazer mais do que se imagina.
O seu desempenho máximo é fazer um pouco de cada vez, mas de forma permanente, e o resultado será uma vida além das suas expectativas, uma vida que ultrapassa a sua imaginação e vence a barreira do impossível.
Sobre Regina Amorim
É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.