logo paraiba total
logo paraiba total
vanessa de melo
Foto: Arquivo Pessoal

Wanderlust Aí Vamos Nós e as experiências de viagem para 2025

Vanessa de Melo dá sugestões de experiências gastronômicas, culturais e de lazer para aproveitar ao máximo suas viagens no próximo ano

19 de dezembro de 2024

Olá viajante! Como está o planejamento para a próxima viagem? Espero que tenha feito algumas listas e levantamento de opções para com antecedência poder curtir mais experiências durante suas viagens em 2025!

Na semana passada deixei algumas dicas de destinos e comentei sobre a importância de fazer listas, na coluna Wanderlust Aí Vamos Nós de hoje vamos dar sugestões de experiências que você pode ter em alguns destinos específicos e outras que são comuns em qualquer lugar do mundo. Vem comigo Viajante!

Experiência gastronômica!

Destaco aqui aquela vivência de comer a comida típica daquele lugar, ou por exemplo, o prato especialidade do restaurante e isso vai desde peixada à beira da praia até um menu degustação, o importante é experimentar o que existe de mais fresco, especial, único, desde o mais simples até algo sofisticado. E não estou falando só do alimento. O visual conta sim! Uma decoração simples, sofisticada, rústica, temática, isso conta como primeira impressão. Depois tem as opções do cardápio, a apresentação do prato, o cheiro e por fim o sabor. Lembro quando fui em Itapuã na Bahia e comi uma moqueca que veio numa panela de barro preta. O cheiro estava uma delícia e o sabor incrível. Estávamos com os pés na areia e olhando o mar. Era uma mistura de simples e rústica que casou com a experiência que queríamos naquele momento.

Experiência sensorial

Os cinco sentidos podem ser despertados numa ida a um spa de hotel ou em um lugar que faça massagens, e outros procedimentos de cuidado e bem estar. O aroma, as cores da decoração, as texturas dos tapetes, temperatura de água ou pedras.
E por falar em cuidado, o turismo de bem estar está cada vez mais se profissionalizando aliando hospedagem com cuidar de si e dos outros, seja no próprio alojamento, ou em parcerias que fazem um bem danado depois de um ano de estresse.

Experiência de lazer

Aqui destaco que há o lazer em resorts, em cruzeiros e também passeios que pode contratar com agências e guias turísticos. Você viajante pode aproveitar aquele destino com o dia cheio de atividades. Eu adoro por exemplo fazer passeios, andar pelos museus, ir aos pontos de interesse e conhecer lugares onde os locais também visitam. Quando posso também curto as atividades das hospedagens que muitas vezes unem o relaxamento com animação.

Experiência Cultural

Uma das minhas vivências favoritas é viver como se morasse ali. Mesmo que por poucos dias, ir ao mercado, conversar com as pessoas, ir a apresentações artísticas, conhecer um pouco da cultura local é simplesmente transformador.
Lembro de ir a uma reserva indigena próxima de João Pessoa, onde fomos recebidos por um cacique e ele nos mostrou seu dia a dia, o artesanato, as casas, como as mulheres cuidavam da educação dos filhos, do preparo da comida e na transmissão de seus valores aos mais jovens. Fiquei maravilhada com a forma de valorização do território, da natureza e como recebem os visitantes. Uma aula e ao mesmo tempo uma vivência inesquecível.

Experiências locais

Aqui cada lugar tem seu ponto forte. Destino com dunas vai ter passeio de 4×4, se é uma serra, vai ter aquele clima natureza, se tem rio e praias, vamos ter passeios de barco, se é um lugar mais urbano o destaque fica para as rotas com as atrações do seu interesse. Existem rotas culturais, de bares, de cenários de filmes, novelas, séries. Um exemplo foi em Mague Seco e Ilhéus na Bahia e Cabaceiras na Paraíba. Estar nos locais que tinha visto só na tv me deixou super animada até para rever as produções. No Rio de janeiro há rotas de figuras históricas como Dom Pedro I e II, rotas de cenários de livros como a Rua do Ouvidor e da autora Clarice Lispector, em outros países também há exemplos. Vale muito a pena esse tipo de vivência.

Experiências para crianças, jovens, adultos e lugares temáticos

Parques de diversões, escape room, boliche, inflável, piscinas de bolinhas, pistas de corrida, locais com jogos de videogame, paintball, guerra com luzes, entre outros podem unir vários públicos num único lugar ou ainda grupos específicos. O que vale aqui é a diversão. Muitas vezes até onde vivemos não vamos a esses lugares e são tão divertidos. É uma ótima opção de presente e de lugar para comemorações. Por aqui em Portugal se alugam esses lugares para confraternizações, aniversários e encontros de amigos. Nem preciso dizer que é um sucesso e nem é preciso ir longe.

Viajante, você gostou de alguma sugestão? Já viveu uma destas experiências? Ficou faltando mencionar algo? Conta pra mim qual gostou mais e qual queria viver em 2025? Eu confesso que quero viver todas e repetir sempre!

A coluna Wanderlust AÍ Vamos Nós de hoje fica por aqui! Semana que vem tem mais e é especial Natal! Até lá!

Sobre Vanessa de Melo

Nascida em João Pessoa, na Paraíba, e hoje mora em Portugal. É jornalista, relações públicas, fotógrafa, social media e adora viajar. Já viajou para 7 países e quer fotografar e percorrer o mundo com você. Tem um perfil no Instagram @vanessa_viajante onde traz aventuras, fotos e dicas de viagem, além de estar aqui no portal Paraíba Total toda semana com uma coluna sobre turismo ao redor do mundo.

Fonte: Vanessa de Melo