Especialista dá dicas de como se planejar para garantir presentes sem pesar no orçamento
Mila Gaudencio, consultora financeira do will bank, explica como equilibrar as finanças e evitar dívidas durante as compras de fim de ano
11 de dezembro de 2024
Já é quase Natal, aquela correria de fim de ano está logo aí, assim como a época de presentes com os inúmeros “amigos secretos”, encontro com os amigos e as festas em família. Mas é de “lembrancinha em lembrancinha” que o orçamento pode acabar pesando mais do que o planejado, levando a dívidas inesperadas logo no início do novo ano.
É nesse clima de animação para presentear que o planejamento financeiro ganha ainda mais importância. Para aproveitar esse período sem sustos, a economista e consultora financeira do will bank, Mila Gaudencio, reuniu algumas dicas práticas para ajudar a equilibrar as finanças sem abrir mão de presentear aquela pessoa especial.
1. Defina um teto de gastos
O primeiro passo para um planejamento eficaz é estabelecer um teto de gastos. Isso significa definir com antecedência o valor máximo a ser usado nas compras de fim de ano. “Antes de sair às compras, é importante analisar seu orçamento e definir um limite que permita você celebrar o Natal sem comprometer suas finanças mais para frente. Isso também pode evitar a tentação de comprar por impulso”, afirma Mila.
2. Programe as parcelas do cartão de crédito no orçamento
Além de definir o teto de gastos, é importante planejar como as compras parceladas serão incorporadas ao orçamento nos meses seguintes. Calcule o valor total das parcelas e avalie quanto do salário será destinado a elas, sem comprometer outras despesas fixas ou emergenciais. Assim, você consegue começar um novo ano mais tranquilo financeiramente.
3. Pesquise também nas lojas online
Comparar preços é um ótimo jeito de economizar, inclusive entre lojas físicas e online. “Hoje em dia temos muitas plataformas de vendas onde é possível encontrar uma infinidade de produtos com um preço mais em conta do que no comércio de rua. Inclusive, muitas marcas conseguem oferecer um preço melhor nas suas lojas online disponibilizando ofertas especiais, cupons de desconto e até frete grátis. Avalie também as opções de cashback, mais comuns em compras na internet”, aconselha a consultora.
4. Prepare-se desde já para o próximo Natal
A consultora também orienta que uma excelente estratégia é criar um fundo de presentes e começar a guardar dinheiro para as lembranças do próximo ano. “Parece tão distante, mas o segredo está aí. Guardar uma quantia mensalmente ao longo dos meses facilita a organização financeira e faz diferença lá na frente. Dessa forma, você garante os presentes da família e dos amigos sem bagunçar o orçamento”, recomenda Mila.
5. Economize comprando de pequenos negócios
Comprar de pequenos negócios pode ser uma alternativa vantajosa para equilibrar o orçamento de Natal. Esses estabelecimentos muitas vezes oferecem produtos personalizados e a preços acessíveis, permitindo até negociações mais flexíveis. “Além de economizar, você fortalece a economia local e contribui diretamente para o sustento de famílias e comunidades, o que se torna uma vantagem para todos”, destaca Mila.
Fonte: Assessoria