logo paraiba total
logo paraiba total
volkswagen
Foto: Divulgação

Retrospectiva 2024: Volkswagen investe no País e acelera sua ofensiva de produtos

Volkswagen é uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos da história do setor automotivo; marca investe R$ 16 bilhões no Brasil e lançará 16 veículos até 2028;

4 de dezembro de 2024

A Volkswagen do Brasil está encerrando o ano com uma trajetória de sucesso. Em 2024, a marca anunciou investimentos de R$ 16 bilhões e uma ofensiva de 16 novos veículos até 2028, com destaque para a breve chegada dos modelos híbridos, além de mais novidades em 100% elétricos e Total Flex. Neste ano, a Volkswagen já lançou o Novo T-Cross, a Nova Amarok e o Novo Nivus e segue como a marca que mais cresce em unidades vendidas e líder dos principais segmentos do mercado, SUVs e hatches, além dos carros de passeio. A Volkswagen também se destaca em exportações, com crescimento de 48,5% (jan-out), enquanto o setor registrou queda de 7,6%.

“A Volkswagen do Brasil teve mais um ano de grande sucesso em sua trajetória como a maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25,7 milhões de veículos produzidos, e a maior exportadora do setor, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas. Com os investimentos de R$ 16 bilhões anunciados neste ano, reafirmamos a nossa confiança no País como uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos da história do setor automotivo brasileiro. E seguimos acelerando com a nossa ofensiva de 16 lançamentos até 2028. Em 2024, lançamos o Novo T-Cross, a Nova Amarok e o Novo Nivus e já reservamos para 2025 a chegada do Novo Nivus GTS, do SUVW Tera, do Golf GTI, entre outras novidades incríveis. Garanto que será um ano emocionante para os fãs da marca”, afirma Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.

Investimentos de R$ 16 bilhões incluem projetos para as 4 fábricas da Volkswagen do Brasil

Os investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen até 2028 contemplam projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas da empresa no Brasil, reafirmando seu compromisso com os colaboradores, clientes e parceiros de negócios.

A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), terá 2 veículos inéditos a serem anunciados em breve. Além deles, a unidade já iniciou a produção do Novo Nivus, em outubro, e fabricará a versão esportiva inédita Novo Nivus GTS, que chegará ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2025.

A unidade de Taubaté (SP) fabricará o SUVW Tera, um produto 100% desenvolvido no Brasil, completamente inovador, moderno, conectado e que vai inaugurar um segmento inédito para a marca no País. O modelo chegará ao mercado em 2025.

Na fábrica de São José dos Pinhais (PR) será produzida uma pick-up inédita que será anunciada em breve. A pick-up Amarok continuará sendo produzida em Pacheco, na Argentina. A partir de 2025, a fábrica do Paraná também produzirá volumes adicionais do Novo Virtus, sedã que continuará sendo fabricado na Anchieta.

A fábrica de motores de São Carlos (SP) vai produzir um novo motor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos.

Os novos projetos também marcam a chegada de uma nova plataforma no Brasil: o projeto MQB Hybrid. Inovadora, tecnológica, flexível e sustentável, a nova plataforma comporta uma combinação dos mais avançados sistemas de combustão e eletrificação, utilizando sistema de alta voltagem.

O projeto MQB Hybrid da Volkswagen conta com uma nova arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e oferece ainda mais segurança por meio da tecnologia de ADAS (Advanced Driver Assistance System). Além disso, oferece ainda mais conforto e aumento do espaço interno.

Do total de R$ 16 bilhões, R$ 13 bilhões estão sendo destinados às unidades paulistas da Volkswagen: a Anchieta, incluindo a área produtiva e o Centro de Design e Engenharia, que é um dos mais avançados do Grupo Volkswagen no mundo; além das fábricas de Taubaté, São Carlos e do Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo. Os outros R$ 3 bilhões são destinados à fábrica de São José dos Pinhais (PR).

Ofensiva de 16 novos produtos segue acelerando

Juntamente com os investimentos, a Volkswagen do Brasil anunciou em 2024 uma ofensiva de 16 novos veículos até 2028. Neste ano, já foram lançados o Novo T-Cross, a Nova Amarok e o Novo Nivus.

O Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, já chegou arrasando quarteirões. Em seu primeiro fim de semana nas concessionárias, o modelo teve mais de 2.000 pedidos, superando expectativas. O Novo T-Cross foi o primeiro modelo da ofensiva e chegou com design inédito, sistema de iluminação ainda mais moderno, interior com novos materiais e acabamentos, além de itens de segurança que se destacam no segmento. O Novo T-Cross passou a disponibilizar de série, para todas as versões, faróis Full LED com assinatura VW LED, além de lanternas traseiras também em LED. O sistema de infotainment VW Play está disponível em todas as configurações, agora com tela semi flutuante. Em termos de segurança, o pacote ADAS acrescenta assistente de mudança de faixa, detector de ponto cego e assistente traseiro de saída de vaga. Fabricado em São José dos Pinhais, o Novo T-Cross será exportado para 17 países da América Latina.

A Nova Amarok, segundo modelo da ofensiva, é outro fenômeno: desde a pré-venda à chegada nas concessionárias, foram mais de 2.000 pedidos, em menos de um mês. A picape produzida em Pacheco, na Argentina, é pioneira no uso do motor V6, sendo a mais potente em seu segmento, com 258 cv e overboost de 272 cv. O Nova Amarok recebeu atualização visual e chegou carregada de força bruta, sendo a iluminação um grande trunfo: conta com faróis full LED e faixa de luz de LED na grade frontal. Ainda mais tecnológica e segura, a Nova Amarok V6 traz nova central multimídia com tela de 9 polegadas, airbag de cabeça e assistente de condução com sistema de aviso de saída de faixa, de colisão frontal, entre outros. Além disso, o modelo teve a garantia de fábrica ampliada para cinco anos.

Terceiro lançamento da nova ofensiva, o Novo Nivus inaugura uma nova era de conectividade para a Volkswagen do Brasil com o novo sistema de infotainment VW Play Connect de 10,1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0. O primeiro SUV cupê da marca no Brasil chega com novo design exclusivo e será o primeiro modelo equipado com iluminação ‘light strip’ para os faróis e lanternas. Com conceito apimentado, o inédito Pacote Outfit se junta à linha do Nivus, com mais de 12 itens exclusivos aplicados à versão Highline. Além disso, a pedido do público, o modelo ganhará a versão esportiva inédita GTS, com lançamento confirmado para o primeiro semestre de 2025.

Para 2025 também estão confirmadas a chegada do SUVW Tera e do Golf GTI MK 8,5. E outras novidades estão por vir.

Volkswagen é a marca que mais cresce no Brasil

Assim como foi em 2023, a Volkswagen segue como a marca que mais cresce em unidades vendidas em 2024. Já são 348.668 veículos emplacados neste ano (jan-nov), que representam 56.490 unidades a mais do que o mesmo período de 2023. A Volkswagen cresceu 19,3% em vendas de janeiro a novembro de 2024, bem acima do mercado (+15%), e conta com a expressiva participação de 16%.

Preferência dos brasileiros, a Volkswagen tem quatro modelos entre os 15 mais vendidos do País neste ano (jan-nov), considerando todos os segmentos: Polo (123.066 unidades vendidas), Novo T-Cross (71.085 unidades), Nivus (49.951 unidades) e Saveiro (49.000 unidades).

Volkswagen é líder nos principais segmentos de mercado: SUVs e hatches

A Volkswagen segue na liderança de vendas dos principais segmentos do mercado: SUVs e hatches. No segmento de SUVs, a Volkswagen é líder no Brasil com toda a sua família SUVW, formada pelo Novo T-Cross, Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já somam 139.014 unidades emplacadas em 2024 (jan-nov); são 32.056 unidades à frente da segunda marca do ranking no segmento. O Novo T-Cross segue como o SUV mais vendido do País, com 71.085 unidades emplacadas neste ano (jan-nov), sendo 9.764 unidades à frente do segundo colocado da concorrência no segmento.

A marca também domina o segmento de hatches com o Novo Polo, preferência absoluta dos brasileiros, que fechou outubro como o veículo líder de vendas no Brasil, considerando todos os segmentos. Foram 14.970 unidades do Polo emplacadas apenas em outubro. No acumulado de 2024 (jan-nov), o Polo já teve 123.066 unidades emplacadas no Brasil, sendo o carro de passeio mais vendido do País.

Volkswagen cresce 48,5% em exportações, enquanto o mercado cai 7,6%

Em 2024, a Volkswagen do Brasil se destaca em exportações. De janeiro a outubro, a VW embarcou 78.623 unidades, um número 48,5% maior do que o volume de exportações da marca no mesmo período de 2023 (52.940). Nesse período, as exportações de veículos leves no setor brasileiro caíram 7,6% (310.129 unidades de jan-out de 2024 x 335.722 de jan-out de 2023).

Outro resultado importante: de janeiro a outubro de 2024, as 78.623 unidades embarcadas pela Volkswagen já superam o número de exportações da marca no ano inteiro de 2023 (62.834 unidades jan-dez).

Outubro foi um mês especial para as exportações da Volkswagen do Brasil, com 12.049 unidades embarcadas. Foi o melhor resultado de exportações da marca desde abril de 2018 (18.752 unidades). A Volkswagen do Brasil é a maior exportadora do setor automotivo brasileiro, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas em seu histórico.

A Volkswagen do Brasil concentra suas exportações atualmente em 18 países da América Latina, sendo Argentina, México e Colômbia os três principais mercados em volume de embarques, respectivamente. Os modelos mais exportados neste ano (jan-out) foram o Novo Polo (26.953 unidades), Saveiro (21.902 unidades), Nivus (13.188) e T-Cross (12.932).

Sustentabilidade na produção e nas concessionárias Volkswagen

Com a sustentabilidade em seu DNA, a Volkswagen do Brasil desenvolve ações inovadoras em linha com a estratégia global de descarbonização da VW, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo. A Volkswagen também foi a primeira fabricante de automóveis do mundo a assinar o Acordo de Paris.

Em 2024, a Volkswagen inovou ao ser a primeira fabricante de automóveis do País a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. O fornecimento já teve início para as fábricas Anchieta e Taubaté, que recebem 1,35 milhões de m³ de biometano por ano. A partir de 2027, a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté, entregues pela Raízen. O volume de biometano é destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.
Em 2024, a Volkswagen também estreou no Brasil a certificação ambiental goTOzero RETAIL, concedida às concessionárias que contribuem com a declaração da missão ambiental goTOzero, do Grupo Volkswagen, reduzindo seus impactos nas áreas de mudanças climáticas, ecossistemas, conformidade ambiental e uso de recursos. Na estreia da auditoria ambiental no Brasil, as seis concessionárias participantes foram aprovadas.

A certificação goTOzero RETAIL conta com quatro níveis: Platinum (padrões ambientais excepcionais), Gold (excelentes padrões ambientais), Silver (elevados padrões ambientais) e Bronze (padrões ambientais adequados). O Brasil foi o primeiro mercado do mundo a conquistar a certificação máxima nível Platinum, pelas concessionárias Carbel Prado e Importadora Veículos. A Belcar Veículos Portal, a Caraigá Morumbi e a Luson Tarumã conquistaram Gold; a Germânica Volkswagen recebeu Silver.

Volkswagen: uma empregadora de excelência

A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de ser uma empregadora de excelência, oferecendo um ambiente de trabalho humano, diverso e saudável para todos. Em 2024, a conquistou pelo 6º ano consecutivo a certificação Top Employer, que reconhece as empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho. A Volkswagen atingiu 100% de aprovação em oito áreas da pesquisa em 2024: Estratégia de Negócio, Liderança, Marca Empregadora, Ética & Integridade, Organização & Mudança, Ambiente de Trabalho, Propósito & Valores e Sustentabilidade.

A Volkswagen do Brasil integrou novamente, em 2024, o ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research), da consultoria Randstad, uma das maiores no segmento de recrutamento e seleção do mundo. Este foi o 3º ano consecutivo em que a Volkswagen integra o seleto ranking de “Love Brands”, figurando entre as empresas mais atrativas para trabalhar do País.

A empresa conquistou também em 2024 o certificado Great Place To Work pelo 3º ano consecutivo, se mantendo como excelente lugar para trabalhar de acordo com a pesquisa internacional de cultura e engajamento GPTW, que mede o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho. Neste ano, a Volkswagen também conquistou o selo Great People Mental Health com a excelente nota 82, logo no primeiro ano de participação nessa avaliação de bem-estar.

A pesquisa GPTW feita com os colaboradores da Volkswagen do Brasil neste ano também contou com o Censo de Diversidade & Inclusão, em parceria com o Great People Diversity. A iniciativa incluiu perguntas para avaliar a estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa, mapear demografias e trazer recomendações dos colaboradores para avanços na estratégia no curto, médio e longo prazos. Este é o segundo Censo de Diversidade & Inclusão realizado pela Volkswagen do Brasil, sendo o primeiro em parceria com a pesquisa GPTW. Em relação ao primeiro censo, a empresa registrou aumento de 31% no número de colaboradores participantes.

Outra conquista importante da Volkswagen neste ano foi a certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation) como parte de seu Programa Global de Equidade no Trabalho, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Essa importante conquista reforça que a Volkswagen está entre as empresas com práticas de diversidade e inclusão LGBTQIA+ mais avançadas do Brasil.

A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, valorizando e respeitando as diferenças entre as pessoas. Em 2023, a Volkswagen foi a única montadora a se tornar signatária de cinco fóruns que abrangem os pilares trabalhados pela empresa: o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão aos fóruns integra 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa. Desde 2020, a VW também é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU.

Território da música é estratégico para a Volkswagen do Brasil

Cada vez mais humana, próxima das pessoas, diversa, vibrante e conectada, a Volkswagen do Brasil patrocinou os principais eventos musicais do Brasil em 2024: Rock in Rio e Circuito Sertanejo (incluindo a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos). Nos grandes festivais, a marca está próxima dos mais diversos públicos, entregando uma experiência inesquecível com ativações, exposição e lançamento de veículos.

Essa foi a 5ª vez que a Volkswagen patrocinou o Rock in Rio, o maior festival de música e entretenimento do mundo. No evento, foram apresentados um teaser do SUVW Tera e o Golf GTI MK 8,5, que chegarão ao mercado brasileiro em 2025. A marca deu show de engajamento no Rock in Rio. Os 90 jornalistas e 25 influenciadores convidados geraram 225 matérias, com alcance de 54,7 milhões de pessoas, e 96 posts com 52,4 milhões de views durante o festival. Além disso, foram mais 170 posts nos canais da VW no Instagram, Tik Tok e Facebook e de influenciadores parceiros, com mais 376 milhões de views. A VW foi a 2ª marca patrocinadora com o maior volume de interações no Instagram: mais de 65 milhões de impactos. Foram 157 celebridades e influenciadores parceiros, além de 12.670 pessoas participando das ativações da VW.

A Volkswagen também é a montadora oficial do Circuito Sertanejo em 2024, uma parceria que se estende durante as seis etapas do circuito de shows que acontecem em quatro Estados. O Circuito Sertanejo foi palco para a apresentação do Trio Agro da Volkswagen, formado pela versão inédita Polo Robust, além da Saveiro e Nova Amarok.

Uma das principais etapas do Circuito Sertanejo é a Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, que tem a Volkswagen como a maior patrocinadora de sua história, chegando em 2024 ao seu 30º ano como o carro oficial do evento. Neste ano, a Volkswagen lançou a Nova Amarok na festa de Barretos (SP). O agro também é estratégico para a Volkswagen do Brasil, que está presente nas 6 principais exposições agrícolas do País e em outras 132 feiras por meio de sua Rede de Concessionárias VW.

Volks Festival oferece experiência completa com a marca

O Volks Festival é outra experiência que inova a jornada do cliente. São megaeventos abertos ao público gratuitamente em fins de semana com atrações para todos. Já foram realizadas edições em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), São Paulo (SP), Recife (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) somando mais de 21 mil pessoas.

 

O Volks Festival tem atrações musicais, exposição de clássicos, show de arrancada, simuladores, espaços de imersão, estande do programa de assinatura VW Sign&Drive, que também oferece os 100% elétricos ID.4 e ID.Buzz, além de test-drive em pista com todo o portfólio Volkswagen e condições exclusivas para a compra do VW 0km.

Celebrações e marcos das unidades Volkswagen do Brasil

 

Em 2024, três unidades da Volkswagen do Brasil tiveram celebrações especiais de aniversário com marcos importantes. A fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), completou 65 anos em 18 de novembro, com mais de 14,7 milhões de unidades produzidas, as quais representam 57% dos mais de 25,7 milhões de veículos produzidos pela Volkswagen do Brasil em 71 anos, sendo a maior fabricante de automóveis do País.

A Anchieta é um complexo industrial completo e um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com a mais alta tecnologia e inovação. Inaugurada em 1959, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da marca. Atualmente são produzidos na Anchieta o Novo Nivus, Novo Virtus, Novo Polo GTS e Saveiro.

A fábrica da Volkswagen e Audi do Brasil em São José dos Pinhais (PR) completou 25 anos em 18 de janeiro. A unidade paranaense já produziu mais de 3 milhões de veículos e é referência global em competitividade e resultados operacionais, com o mesmo nível de qualidade das fábricas da Volkswagen na Europa. Na unidade do Paraná são produzidos atualmente o Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, e os modelos Audi Q3 e Audi Q3 Sportback 2.0 quattro. A partir de 2025, a fábrica receberá a produção de volumes adicionais do Novo Virtus, que também continuará sendo fabricado na Anchieta.

Maior centro de distribuição de peças automotivas da América Latina, o Parts & Accessories Center (PAC – Centro de Peças e Acessórios do Grupo Volkswagen), em Vinhedo (SP), completou 20 anos. Com 132.000 m(equivalente a 18 campos de futebol) e 25 milhões de peças armazenadas de aproximadamente 650 fornecedores, o PAC garante excelência logística no atendimento de peças e acessórios em Pós-vendas e é estratégico para os negócios da Volkswagen. O PAC de Vinhedo armazena e distribui peças da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi, marcas que integram o Grupo Volkswagen.

Instagram Garagem Volkswagen – pioneirismo e conexão com fãs

 

Neste ano, a Volkswagen do Brasil reforçou seu compromisso com a preservação de sua história e o fortalecimento da conexão emocional com seus fãs e entusiastas. Como a primeira filial da marca fora da Alemanha a criar uma página dedicada exclusivamente ao seu heritage automobilístico, o perfil oficial @Garagem.Volkswagen no Instagram levou ao ambiente digital a experiência única da Garagem Volkswagen, localizada na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). O canal apresenta histórias, curiosidades e bastidores de mais de 100 modelos, entre eles clássicos, protótipos que não foram para as ruas e veículos especiais de competição e Salões do Automóvel.

O lançamento foi marcado pela circulação de uma Kombi camuflada e adesivada com QR codes que direcionavam à página. Ela percorreu as ruas de São Paulo e eventos de carros clássicos, despertando nostalgia e engajando fãs em uma ação inédita. O projeto foi ampliado com o Podcast Garagem Volkswagen, uma extensão dessa experiência, que traz discussões sobre o legado da marca, inovação e a paixão dos brasileiros por veículos clássicos. Essas iniciativas pioneiras reafirmam o compromisso da Volkswagen em preservar sua história enquanto inspira novas gerações.

Fundação Grupo Volkswagen celebra 45 anos e anuncia nova estratégia

Em 2024, a Fundação Grupo Volkswagen celebrou 45 anos e abraçou a mobilidade social como sua causa prioritária de atuação, com foco na contribuição para a redução das desigualdades por meio da inclusão produtiva, empreendedorismo e desenvolvimento comunitário, sob o propósito “Juntos pela Mobilidade Social”.

Nos últimos 10 anos, a Fundação Grupo Volkswagen investiu mais de R$ 100 milhões em iniciativas socioeducacionais no Brasil e, em 2024, está destinando mais de R$ 16 milhões em recursos próprios às comunidades.

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen já beneficiou mais de 3 milhões de pessoas com ações de educação e desenvolvimento de comunidades.

Em 2024, a Fundação Grupo Volkswagen, ao lado da Gerando Falcões, Gerdau e Instituto Entre o Céu e a Favela, também é parceira do Rock in Rio no projeto Favela 3D, que leva iniciativas sustentáveis ao Morro da Providência, no Rio de Janeiro (RJ), com transformações físicas e sociais na favela mais antiga do País.

O Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), que já foi implementado com sucesso na Favela do Haiti, em São Paulo, durante o The Town 2023 – festival que também teve a Volkswagen do Brasil como patrocinadora -, chegou ao Rio de Janeiro para atuar por dois anos nas regiões do Buraco e Sessenta, no Morro da Providência. O projeto busca transformar a realidade de mais de 200 famílias, promovendo o desenvolvimento social e gerando renda.

2024 foi um ano premiado para a Volkswagen

A Volkswagen do Brasil conquistou muitos prêmios, homenagens e certificações em 2024. Confira os principais:

Produto

  • Prêmio Mobilidade Estadão 2025: Melhor Pós-Vendas, Melhor Hatch Compacto (Polo), Melhor Sedã Compacto (Virtus) e Melhor SUV Compacto (T-Cross).
  • Melhor Compra, da Quatro Rodas: Jetta GLI e Tiguan Allspace.
  • Prêmio Mobilidade Limpa 2024, da Agência Autoinforme: Hatch Compacto 1.0 cc (Polo) e SUV Grande de 2.0 cc a 3.0 cc. (Tiguan Allspace).
  • Menor Custo de Uso 2024, da Quatro Rodas: Picapes Pequenas (Saveiro Robust Cabine Simples, 1º lugar) e Sedãs Compactos (Virtus Comfortline, 3º lugar).
  • Melhor Revenda, da Quatro Rodas e KBB Kelley Blue Book Brasil: Hatch Compacto de Referência (Polo), SUV Compacto de Acesso (Nivus), Picape Compacta ou Leve (Saveiro), SUV Compacto de Referência (T-Cross, 2º lugar).

Corporativo

  • Folha Top of Mind, do Instituto Datafolha. A Volkswagen é a marca que mais venceu a categoria Carro: 33 vitórias nas 34 edições.
  • 71º Festival de Cannes: 5 Leões (1 de Ouro, 2 de Prata e 2 de Bronze) para a campanha “Gerações”, que celebrou os 70 anos da Volkswagen do Brasil promovendo um dueto inédito e emocionante, por meio de IA (Inteligência Artificial), com Elis Regina e sua filha Maria Rita.
  • Effie Awards para a campanha “Volkswagen 70 anos, um ícone cultural de volta para o coração dos brasileiros” (Gerações): troféu Grand Effie (reconhecimento máximo da premiação), Ouro na categoria Veículos, Prata em Inteligência Artificial e em Revitalização de Marca, além do 3º lugar como Marca do Ano, sendo a única marca automotiva do ranking.
  • Melhor Comercial do Brasil, na 13ª edição do prêmio do SBT, para a campanha “Gerações”. Carro do Ano, da AutoEsporte – Executivo do Ano para Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
  • Ranking dos 100 CEOs Change Makers Latam, da HORSE, sendo Top 20 na América Latina e Top 5 no Brasil para Ciro Possobom, Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
  • Certificação Top Employer: 6º ano consecutivo.
  • Ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research): 3º ano consecutivo.
  • Certificação Great Place To Work: 3º ano consecutivo.
  • Certificação “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, da pesquisa HRC Equidade BR 2024, da HRC (Human Rights Campaign Foundation), em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
  • Medalha do Mérito Cívico Afrobrasileiro pela Universidade Zumbi dos Palmares e a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial.
  • 100 Empresas mais Influentes do Brasil no ranking da Veja Negócios em parceria com o LIDE – Grupo de Líderes Empresariais.
  • Prêmio Automotive Business 2024, categoria Cultura e Educação para o Centro de Desenvolvimento Técnico Paranaense para Ensino de Mecatrônica e Administração, na fábrica da VW em São José dos Pinhais (PR).
  • Prêmio Aberje 2024 na categoria Memória Organizacional etapa regional com o case “Volkswagen 70 anos – Você dirige a nossa história”.
  • Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas na categoria Mobilidade.
  • Empresas que Melhor se Comunicam com Colaboradores na categoria Memória Organizacional (70 anos da Volkswagen do Brasil).
  • Campeã Geral do Corporate Games BR.
  • Melhor Campanha Multi Formato no Spotify Advertising Hits 2024, na categoria Shuffle, para a campanha publicitária “Vou de Volks – The Town”.
  • Prêmio “Executivo do Ano” da revista AutoEsporte para o presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom.
Fonte: Assessoria