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Foto: Freepik

Mercado tissue cresce no Brasil e aumenta demanda por responsabilidade ambiental

Estudo mostra que consumidor considera que marca melhora sua imagem e estão dispostos a escolher produtos sustentáveis

3 de dezembro de 2024

O consumo de produtos do mercado de Tissue no Brasil, como guardanapos, toalhas de papel e papéis higiênicos, registrou um crescimento de 56,3% nos últimos 15 anos – de acordo com dados da Indústria Brasileira de Árvores (IBA) divulgados em 2023. Além disso, a participação da produção desses itens na indústria nacional aumentou em 4%. E com essa demanda, cresce também a preocupação com os resíduos deixados pelas embalagens feitas com plástico convencional.

Esse cenário tem levantado um alerta para as empresas do segmento, que têm buscado meios de mitigar os efeitos do uso de plástico convencional no meio ambiente. Além disso, está aumentando a procura por soluções sustentáveis, que trazem benefícios para a natureza e contribuem também para promover a boa imagem dessas companhias no mercado.

Uma pesquisa de fevereiro de 2024 realizada pela consultoria de estudos sobre consumidores La Vulca e Netquest, em parceria com a Bioelements – empresa líder em soluções inovadoras e sustentáveis para embalagens, que oferece diversas alternativas de base biológica, biodegradáveis ou compostáveis – revelou a percepção dos consumidores na América Latina sobre a utilização das embalagens de plástico. No Brasil, 92% dos entrevistados preferem um produto que vai se biodegradar entre 3 e 12 meses, ao invés de um plástico convencional que levará mais de 400 anos. Já 78% dos brasileiros consideram que uma marca melhoraria a sua imagem em relação ao consumidor se adotasse plásticos biodegradáveis em seus negócios, número que chega a 75% entre os latinoamericanos.

De acordo com Adriana Giacomin, Country Manager da Bioelements no Brasil, “em um cenário em que a demanda por produtos tissue continua a crescer, a escolha por embalagens sustentáveis é um diferencial estratégico para reduzir o impacto ambiental e atender às expectativas dos consumidores cada vez mais conscientes e que querem essa mudança. E isso fica comprovado com os dados apresentados nesta recente pesquisa que realizamos”.

Diferencial biodegradável

Os plásticos biodegradáveis são materiais que servem como fonte de alimento para fungos e microrganismos, não deixam fragmentos tóxicos ou microplásticos no meio ambiente durante a biodegradação e evitam a contaminação da natureza. A Bioelements desenvolveu formulações que passam pelo processo de biodegradação de 3 a 20 meses e em diversas condições ambientais, tempo muito inferior aos 400 anos que o plástico convencional demora para degradar.

“Adotar embalagens biodegradáveis e reduzir o uso de plástico convencional é um passo fundamental para qualquer empresa comprometida com a sustentabilidade. Ao fazer essa escolha, não apenas protegemos o meio ambiente, mas também atendemos às expectativas de consumidores cada vez mais conscientes, que exigem responsabilidade ambiental de marcas e produtos”, conclui Adriana.

Fonte: CNDL