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Foto: Freepik

Black November: Pequenas e Médias Empresas online faturam R$ 601 milhões em 2024

Foram comercializados 9,6 milhões de produtos durante o mês de novembro, um aumento de aproximadamente 48% em comparação a 2023

3 de dezembro de 2024

As pequenas e médias empresas do varejo online faturaram R$ 601 milhões com as vendas durante a Black November, período de promoções que acontece durante todo o mês de novembro e inclui a Black Friday (29 de novembro). O resultado representa um crescimento de 46% em relação ao faturamento alcançado em 2023 (R$ 411,5 milhões). Os dados são da Nuvemshop, plataforma de e-commerce líder na América Latina.

 

Foram comercializados 9,6 milhões de produtos durante todo o mês de novembro, um montante de aproximadamente 48% superior em comparação a 2023. Os destaques de vendas foram bodys e regatas; creatina, whey protein e pré-treino; e kit de produtos para cabelo. O ticket médio foi de R$ 256. Do total de pedidos, 24% foram gerados pelas redes sociais, sendo que destes, 9 em cada 10 foram via Instagram.

 

De acordo com Babi Tonhela, diretora de Estratégia de E-commerce na Nuvemshop, estender as ações ao longo do mês se tornou tão importante quanto a Black Friday. “Hoje o consumidor já espera que as promoções aconteçam por um período estendido, e isso não apenas amplia o alcance das ações, mas também permite que os varejistas otimizem ainda mais seus estoques e criem um calendário de descontos e experiências para os clientes. Agora, pós-evento, é o momento de reforçar a presença digital, investir em estratégias de retenção e fidelizar o público para os próximos meses”, explica a executiva.

 

O comportamento do consumidor citado pela executiva se comprova nos dados do levantamento. Cerca de 1,8 milhão de pessoas fizeram compras durante o mês e, desse total, 52% não haviam comprado durante o ano e compraram em novembro. Outros 47% são compradores recorrentes.

 

A empreendedora Andreza Chagas, cliente Nuvemshop Next – unidade de negócios especializada em lojas em escala de crescimento –, seguiu a tendência de realizar promoções durante todo o mês de novembro. “Como marca, nosso objetivo é entregar peças de qualidade que unam estilo e sustentabilidade, e a Black Friday é uma oportunidade de aproximarmos ainda mais nossos clientes dessa experiência. Neste ano, focamos em descontos significativos em várias coleções, com o outlet chegando a 70% off, além de frete grátis para todo o Brasil. Também apostamos em flash sales de peças selecionadas durante todo o mês de novembro”, conta.
O levantamento ainda aponta que, em relação às promoções, 51,5% dos lojistas ofereceram preço promocional; 21% cupom de desconto; e 25% frete gratuito. Já dentre as opções de meios de pagamento, o cartão de crédito representou 47,5% de todos pedidos pagos, seguido pelo Pix (46,5%).

 

Dentre os segmentos que mais faturaram, Moda lidera, totalizando R$ 210 milhões, seguido por Saúde & Beleza (R$ 63,5 milhões), Acessórios (RS 35 milhões) e Casa & Jardim (R$ 28 milhões). Já em relação ao valor de ticket médio, os segmentos em destaque foram viagens (R$ 811,30); equipamentos e máquinas (R$ 768,30); e eletrônicos (R$ 613,70).

 

Os estados que mais venderam na Black November foram: São Paulo (R$ 305 milhões), Minas Gerais (R$ 61,5 milhões), Rio de Janeiro (R$ 46,5 milhões), Santa Catarina (R$ 45 milhões) e Ceará (R$ 34,5 milhões).

 

Na análise foram consideradas as vendas realizadas durante todo o mês de novembro de 2023 e 2024 da base de lojistas brasileiros da Nuvemshop.

Fonte: Assessoria