Curso de inglês de ONG abre portas para crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Bayeux
Com apoio da Aliança Bayeux Franco Brasileira crianças de Bayeux aprendem inglês de maneira lúdica e acessível, superando barreiras educacionais e culturais.
26 de novembro de 2024
Desde 2017, a ONG Aliança Bayeux Franco Brasileira oferece aulas de inglês duas vezes por semana, com duração de uma hora, durante nove meses. A iniciativa, liderada por Célia Domiciano, tem como objetivo ensinar o básico da língua inglesa por meio de fonética, neurociência e contação de histórias.
O professor Sidney Veloso destaca que, além da prática regular, são trabalhadas atividades. “Ler textos, ouvir músicas e conversar, são trabalhadas atividades sobre animais, alimentos, partes do corpo, adjetivos, dias da semana, Halloween, músicas e cantigas, com utilização de recursos visuais e audiovisuais”, afirma.
Veloso também enfrenta o desafio de quebrar estereótipos sobre a dificuldade do inglês e as limitações das políticas públicas, que dificultam o acesso das crianças a uma educação de qualidade. “Tive muitas vezes que trabalhar a autoconfiança das crianças para que elas se sentissem acolhidas na sala ou para tentar falar algo em inglês, já que a vergonha de errar às vezes supera a vontade de aprender”, lembra.
Cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizado. Alguns já conseguem se comunicar em inglês, pedindo água e indo ao banheiro, fazendo desenhos com legendas e aprendendo vocabulário novo. “Alguns alunos parecem estar ali só por estar e isso me motiva muito. Tento chegar nesses alunos e interagir mais com eles, dando conselhos, mudando a didática. Educar é um desafio, mas tenho certeza que fizemos um bom trabalho. Sou grato a ONG ABFB por todo o apoio sempre nessa caminhada de plantar sementinhas”, conclui.