Empreendedorismo feminino: economia colaborativa e o cenário das empreendedoras no Brasil
Empreendedoras destacam o impacto das lideranças femininas nos negócios e no setor sustentável
19 de novembro de 2024
As mulheres têm redesenhado o cenário dos negócios e do empreendedorismo em todo o mundo. Em 2023, o número de empreendedoras chegou a 10,3 milhões, um recorde até então. No mesmo ano, pela primeira vez na história, as mulheres CEOs lideravam cerca de 10% das empresas da Fortune 500, lista das maiores companhias dos EUA por receita.
Estudos também mostram que lideranças femininas geram melhores resultados financeiros, promovem mais inovação, impulsionam o bem-estar organizacional e superam os homens em todos os níveis de gerenciamento. Ainda assim, o mercado tem um longo caminho a percorrer para se tornar realmente igualitário e acessível para essas líderes. Diante deste cenário, 2 empreendedoras falam sobre o setor no Brasil.
Marcella Zambardino, Diretora de Impacto e cofundadora da positiv.a.
Marcella Zambardino é cofundadora e Diretora de Impacto da positiv.a, marca líder de produtos de limpeza e autocuidado ecológicos do Brasil. Sob sua liderança, empresa viabilizou a reinserção de mais de 66 toneladas de plástico no mercado, gerou mais de R$ 2,7 milhões em renda para pequenos produtores e foi reconhecida como uma das 10 startups mais conscientes pelo Movimento Capitalismo Consciente Brasil. Em 2024, Marcella foi premiada com o Bold Woman Award, destacando-se como uma das principais lideranças femininas em sustentabilidade. Além disso, ela é membro da Liga das Mulheres pelo Oceano e atua como consultora consultiva do Instituto Akatu, reforçando seu compromisso com o consumo consciente e o impacto social.
“Esse ano tive a grande felicidade de ganhar o prêmio Bold Woman Veuve Clicquot Brasil que reconhece mulheres ousadas e inovadoras. Durante o processo fui apoiada por líderes femininas incríveis que me fortalecem muito. Tive a oportunidade de transmitir meu desejo de ver cada vez mais mulheres decidindo o que consumimos. Assim como, compartilhar que acredito muito na nossa colaboração e guiança pela nossa sabedoria naturalmente regenerativa. 85% das nossas clientes são mulheres e sabemos que somos as grandes responsáveis pelo crescimento do mercado de produtos sustentáveis no Brasil e no mundo. Vamos juntas!”
Isabela Chusid, CEO e fundadora da Linus
Isabela Chusid começou sua carreira empreendedora aos 23 anos, e hoje desponta como o nome que está transformando o setor calçadista. Neste ano, a CEO e fundadora da Linus, marca de lifestyle sustentável, foi uma das vencedoras do Cartier Women’s Initiative, premiação que reconhece empreendedoras, que atuam em negócios de impacto positivo.
“Empreender no Brasil já é um desafio diário – as instabilidades, as demandas ininterruptas, o risco constante. Agora, some a isso o peso de vencer o machismo e de abrir espaço para a equidade de gênero, e a caminhada fica ainda mais intensa. Mas é justamente essa capacidade de sermos multitarefas, de ter uma visão holística das situações e de contar com um feeling mais aguçado que se torna nossa força” afirma Isabela Chusid.