Black Friday: criadores de conteúdo revelam as publicidades que atraem mais os consumidores
Pesquisa da Wake Creators revela as marcas mais lembradas e as melhores plataformas para campanhas
19 de novembro de 2024
A Black Friday é uma das principais datas do ano para o varejo e, atualmente, também para o marketing de influência, já que o período de promoções intensifica as campanhas com criadores de conteúdo. A Wake Creators, empresa de tecnologia líder neste setor, divulgou um estudo que destaca as preferências e tendências dos influenciadores para essa data especial.
A pesquisa revela que, durante a Black Friday, os consumidores são majoritariamente motivados por descontos e promoções, com 76% das respostas indicando esse fator como o principal. Em seguida, a publicidade feita por influenciadores nas redes sociais aparece com 48%, refletindo a importância da presença digital e da confiança gerada pelos creators. Avaliações positivas de outros clientes também exercem um impacto relevante, influenciando 41% dos entrevistados.
Quanto ao tipo de publicidade que mais chama a atenção durante o período, 24,3% dos entrevistados tendem a valorizar anúncios que destacam grandes descontos e promoções. Logo depois estão os vídeos demonstrativos de produtos, que foram escolhidos por 12,6% dos participantes, seguidos por conteúdos divertidos e criativos que colocam o preço em segundo plano, com 12,5%.
Avaliação de produto
Ainda sobre reviews de produto, o estudo apontou que a esmagadora maioria dos clientes (99,7%) considera indispensável buscar avaliações de produtos e marcas antes de realizar uma compra. Entre os canais mais utilizados, os sites de compra lideram a pesquisa (65%), seguidos pelo Instagram (58%) e pelo ReclameAqui (55%), plataforma popular para verificar a reputação e resolução de problemas das empresas. Redes como TikTok (37%) e YouTube (30%) também ganham visibilidade, especialmente para avaliações em formato de vídeo.
Em relação aos tipos de análises preferidas, os consumidores dão destaque a comentários com imagens (70%) e escritos (68%), seguidas pelos vídeos (60%). No processo de escolha de uma loja ou site, a opinião de influenciadores também é relevante para uma parcela significativa: 52% consideram “muito importante” e 37% a classificam como “importante”, confirmando o papel dos creators como intermediários de confiança entre as marcas e o público.
“As empresas devem investir em avaliações autênticas e acessíveis, utilizando múltiplos formatos e canais para alcançar diferentes perfis de consumidores”, explica Julia Affonseca, Diretora de Negócios e Operações da Wake Creators.
Marcas mais lembradas
Quando questionados sobre a primeira marca que vem à mente em relação à Black Friday, 19% dos entrevistados mencionaram a Magalu, seguida pela Amazon com 17% e Americanas com 8%. Outras marcas como Casas Bahia e Samsung também foram citadas, embora em menor proporção. Além disso, os participantes demonstraram uma forte preferência por ferramentas e sites de busca (74%) ao procurar produtos, seguidos por Instagram (70%) e marketplaces (45%).
Fonte: Assessoria