Paraíba Auto Total: Stellantis aposta em motor híbrido com tecnologia brasileira
Sérgio Dias fala sobre SUVs da Fiat Pulse e Fastback que ganham versões com o novo motor T200 Hybrid
18 de novembro de 2024
Fomos convidados pela Stellantis para conhecer a sua nova geração de motores no mercado nacional Bio-Hybrid, visando oferecer uma experiência de condução mais sustentável e eficiente. O novo motor T200 Hybrid passa a equipar versões dos modelos Fiat Pulse e Fastback, que tivemos a oportunidade de avaliar na cidade paulista de Campinas.
Os preços desses modelos variam, com o Pulse Audace T200 Hybrid AT a partir de R$ 125.990,00, seguido pelo Pulse Impetus T200 Hybrid AT, que inicia em R$ 140.990,00. Na linha Fastback, o modelo Audace T200 Hybrid AT parte de R$ 151.990,00, enquanto o Impetus T200 Hybrid AT chega a R$ 161.990,00. Vídeos com os novos modelos nos links https://youtu.be/H-MOxQFn2Dw e https://youtu.be/bPSQVzW5bqA.
O desenvolvimento do T200 Hybrid representa o compromisso da Fiat e da Stellantis com uma indústria automotiva de baixo carbono, promovendo o uso de eletrificação associada ao etanol como um caminho acessível para uma mobilidade mais limpa.
Segundo Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat na América do Sul, a meta é liderar essa fase de transição no Brasil com soluções acessíveis e sustentáveis, mantendo o DNA de inovação que a Fiat construiu no País. Os lançamentos do Fastback e Pulse híbridos reforçam essa estratégia, com a tecnologia Bio-Hybrid sendo projetada no Polo Automotivo Stellantis de Betim, em Minas Gerais, um importante centro de desenvolvimento tecnológico da empresa.
A configuração híbrida é composta pelo motor T200 Flex, que trabalha em conjunto com um câmbio CVT de sete marchas, 1.0 turbo, com potência de 130 cavalos e torque de 20,4 kgfm. Com essa configuração, a eficiência energética é aumentada, oferecendo aos motoristas uma economia de combustível significativa em ambiente urbano: redução de 11,5% no consumo de gasolina para o Fastback e de 10,7% para o Pulse, resultados similares também com etanol.
A tecnologia híbrida da Fiat apresenta uma inovação: o motor elétrico multifuncional que substitui o alternador e o motor de partida. Alimentado por um sistema dual-battery, ele armazena energia em uma bateria de chumbo-ácido de 68Ah e em outra de íon de lítio de 11Ah, ambas de 12V. Essa configuração fornece torque adicional e garante uma redução no consumo de combustível ao mesmo tempo que melhora a performance do veículo.
O sistema de funcionamento é dividido em quatro modos de operação: e-Start&Stop, que desliga o motor a combustão durante paradas; e-Assist, que fornece torque adicional nas acelerações; o Alternador Inteligente, que controla o estado de carga das baterias; e o e-Regen, que converte a energia mecânica em elétrica, regenerando até 25% da energia que seria desperdiçada em veículos convencionais. Essas funções são ilustradas no painel digital dos SUVs, com 7 polegadas na versão Impetus e 3,5 polegadas na Audace, facilitando o gerenciamento da eficiência pelo motorista.
Fiat Fastback 2025: desempenho, conforto e inovações tecnológicas
Desde seu lançamento em 2022, o Fiat Fastback se destacou como um dos SUVs coupés mais completos do segmento, unindo design, desempenho e conforto. Na linha 2025, o modelo ganhou ainda mais recursos, mantendo o motor T200, agora com a tecnologia híbrida. O veículo, desenvolvido sobre a plataforma modular MLA da Stellantis, garante versatilidade e robustez, atributos bem valorizados no segmento.
Com um dos maiores porta-malas da categoria, o Fastback traz praticidade, além de um design italiano arrojado, que mescla linhas esportivas e elegantes. A altura em relação ao solo é de 192 mm, oferecendo boa adaptação para uso urbano e em terrenos mais desafiadores. Esse desempenho é garantido pelos ângulos de ataque e transposição de 20,4° e 21,2°, respectivamente, que facilitam o deslocamento por diversos tipos de superfícies.
O modelo também é equipado com tecnologias de segurança, como o ADAS (Sistema Avançado de Assistência ao Condutor), disponível a partir da versão Audace. Entre as funções estão a frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e o sistema de comutação dos faróis. A central multimídia de 10,1 polegadas, com conectividade Apple CarPlay e Android Auto sem fio, oferece mais de 30 funcionalidades, como navegação em tempo real e controle do veículo via dispositivos como smartwatch e assistentes virtuais.
O Fiat Fastback 2025 está disponível nas cores Preto Vulcano, Branco Banchisa, Cinza Silverstone, Prata Bari, Cinza Strato e na nova cor Azul Amalfi, exclusiva para as versões Audace e Impetus. Na versão Impetus, o modelo traz ainda teto bicolor, agregando um toque de sofisticação ao design.
Fiat Pulse: pioneirismo e estreia de sistema híbrido
Lançado em 2021 como o primeiro SUV da Fiat desenvolvido para o mercado brasileiro, o Fiat Pulse trouxe uma nova linguagem de design e uma proposta focada em atender as demandas do consumidor nacional. Com a estreia do motor T200 híbrido, o modelo ganha em eficiência e custo-benefício, ampliando suas credenciais como um SUV compacto competitivo.
O visual do Fiat Pulse mantém o estilo robusto, com uma dianteira alta e marcante, faróis full-LED e para-choques elevados, otimizando o ângulo de entrada. A lateral exibe arcos robustos sobre os para-lamas e acabamento diferenciado, enquanto o para-choque traseiro amplia o ângulo de saída. O design interior conta com materiais de alta qualidade e um painel em tons de prata e cinza que valorizam o aspecto visual e o conforto. O porta-malas possui capacidade de 370 litros, podendo ser expandido com o rebatimento do banco traseiro.
O Pulse 2025 também vem com o sistema ADAS a partir da versão Impetus, oferecendo as mesmas funções de segurança disponíveis no Fastback. A central multimídia de até 10,1 polegadas, com carregador por indução e conectividade sem fio, proporciona uma experiência tecnológica aprimorada aos passageiros.
O Fiat Pulse 2025 está disponível nas cores Preto Vulcano, Branco Banchisa, Vermelho Monte Carlo, Prata Bari, Cinza Strato, Cinza Silverstone e Azul Amalfi, com opção de teto bicolor na versão Audace e série na versão Impetus, reforçando o design sofisticado e esportivo do modelo.
Notas Rápidas, por Sérgio Dias
Volvo FMX 6×6 opera com hexatrens de 250 toneladas
A Volvo anunciou que seus novos caminhões FMX 6×6, projetados para transportar cargas de até 250 toneladas, já estão em operação. Esses veículos são utilizados em conjuntos hexatrens, transportando toras de eucalipto em estradas fechadas, dentro de fazendas.
Esse é um projeto inovador da engenharia da marca, que busca aumentar a produtividade dessas composições off-road, as maiores em operação no Brasil. As inovações introduzidas permitiram um aumento de 25% na capacidade máxima de carga em comparação à versão anterior, de 200 toneladas.
Porsche 911 GT3 é relançado com foco em performance e customização
A Porsche anunciou o relançamento do 911 GT3, um carro esportivo altamente preparado para pistas, que faz sua estreia com uma estratégia de leveza ampliada e diversas novas opções focadas no cliente.
O veículo possui um motor boxer aspirado de 4,0 litros, capaz de gerar 510 cavalos de potência e 450 Nm de torque. Entre as novidades, destaca-se o pacote Weissach, que pela primeira vez está disponível no 911 GT3, oferecendo ainda mais opções de configuração para uso em pista.
Audi lança a marca AUDI para o mercado chinês
A Audi anunciou o lançamento de uma nova marca no mercado chinês, chamada simplesmente “AUDI” (em letras maiúsculas), sem o famoso logotipo das quatro argolas. Esse novo lançamento ocorreu em conjunto com o conceito AUDI E, que combina a DNA da Audi com inovações chinesas.
O CEO da Audi, Gernot Döllner, destacou que a nova marca visa atingir segmentos de clientes mais jovens e tecnológicos na China. A Audi tem uma longa história no mercado chinês, sendo a primeira marca premium a entrar no país em 19881. A parceria com a SAIC é vista como um passo importante para a transformação da indústria automotiva, especialmente no contexto de veículos elétricos e inteligentes.
Mercedes-Benz oferece novos equipamentos na Sprinter 2025
A Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil lançou sua nova linha Sprinter, que chega ao mercado brasileiro com novos equipamentos de série para as versões Van de Passageiro, Furgão e Truck, com capacidade entre 3,5 e 5 toneladas. Os veículos agora contam com funcionalidades adicionais de segurança, assistência de condução, tecnologia e infoentretenimento, com preços a partir de R$ 250.730,00.
Aline Rapassi, Head de Produto Vans da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, destacou que as mudanças representam um marco no compromisso da marca com a inovação e a excelência. Segundo ela, o produto foi aprimorado ao longo de mais de 27 anos no país, atendendo às crescentes demandas do mercado e oferecendo eficiência, conforto e segurança.
A importância do assentamento das sapatas de freio
As sapatas de freio desempenham um papel crucial no sistema de freios a tambor, amplamente utilizado em veículos de passeio e comerciais leves. Esses componentes são responsáveis por gerar o atrito necessário para desacelerar ou parar o veículo, ao pressionarem contra o tambor de freio. A eficiência desse processo depende diretamente da qualidade do material de atrito e do contato adequado entre a sapata e o tambor.
De acordo com Raulincon Silva, Coordenador da Assistência Técnica TMD Friction/Cobreq, o assentamento adequado das sapatas de freio é uma etapa essencial na manutenção veicular, tão importante quanto a própria instalação dos componentes.
CAOA Montadora comemora marco na produção em Anápolis
A fábrica da CAOA Montadora celebra um marco significativo: a produção do veículo CAOA Chery de número 150.000 pouco mais de seis anos após iniciar a produção da família Tiggo no Brasil. Este feito foi alcançado na planta localizada em Anápolis, Goiás, e o modelo que marcou essa conquista foi o novo Tiggo 8 PRO.
A planta de Anápolis está em fase de expansão, com a previsão de acrescentar mais de 36 mil metros quadrados à área construída nos próximos meses. A fábrica dedica-se exclusivamente à produção dos SUVs da família Tiggo, incluindo mais de 71 mil unidades do Tiggo 5x, cerca de 48 mil do Tiggo 7 e mais de 31 mil unidades do Tiggo 8.
MTE-THOMSON apresenta novidade na linha de sensores
A MTE-THOMSON lançou sua nova linha de sensores de nível do líquido de arrefecimento. O lançamento, direcionado tanto para veículos leves quanto pesados, visa atender o mercado de reposição com a qualidade e confiabilidade associadas à marca.
Os sensores são compatíveis com uma ampla variedade de modelos e marcas de veículos, permitindo que os clientes encontrem a solução adequada para suas necessidades. O sistema de arrefecimento do motor de um veículo é composto por diversos componentes essenciais, como fluido de arrefecimento, radiador, ventoinha ou eletroventilador, reservatório de expansão, bomba d’água, mangueiras, tubos, válvulas e sensores.
GM Fleet lança programa de assinatura de automóveis
A GM Fleet anunciou o lançamento de seu novo programa de assinatura de automóveis, disponível em todo o território nacional e exclusivo para pessoas jurídicas. O serviço permite que as empresas realizem todo o processo de contratação de maneira totalmente online, oferecendo planos de 12, 24 ou 36 meses com franquia de 1.000 a 3.000 quilômetros por mês.
Segundo Maximiliano Fernandes, diretor da GM Fleet, “A GM Fleet conta com a credibilidade da General Motors, os mais avançados automóveis da Chevrolet e a capilaridade da rede de atendimento da marca pelo Brasil. Toda esta estrutura viabiliza um atendimento customizado e assessoria qualificada ao cliente, permitindo um custo operacional até 60% menor que modelos tradicionais de gestão de frota”.
Família Meteor ganham reforço com freio retarder
A VWCO – Volkswagen Caminhões e Ônibus segue investindo em inovação e agora os caminhões da família Meteor 28.480 e 29.530 contam com o freio retarder, sistema inteligente que garante ainda mais segurança, controle e eficiência às operações. O componente já está disponível como opcional, possibilitando a otimização do custo total de operação e aumento significativo da vida útil dos componentes.
O freio retarder é um sistema auxiliar de frenagem que funciona de maneira independente, diminuindo de forma expressiva o uso e o desgaste dos freios de serviço. Ao ser ativado, cria resistência hidráulica no eixo de saída da transmissão, aumentando de forma muito significativa a potência de frenagem e reduzindo a velocidade do veículo de forma suave e controlada.
Volkswagen atualiza versão de entrada do T-Cross
A Volkswagen atualiza o T-Cross Sense, que agora passa a contar com design atualizado e pacote ainda mais recheado. As versões Sense nasceram para atender ao público PcD (pessoa com deficiência), mas a pedido do mercado e com foco no custo-benefício ficaram disponíveis para o público geral.
“Reforçar a base da nossa gama de produtos é fundamental para atender às necessidades dos nossos clientes, seja no uso para trabalho ou no dia a dia, com a família. A linha Sense traz isso na essência e, agora, está mais completa do que nunca”, ressalta Fernando Silva, Diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil.
Sobre Sérgio Dias
Jornalista, editor dos jornais Alpha Autos e BLEH!, do blog Alpha Lazer e da fanpage @CoisaVelha – que tem mais de um milhão de seguidores no Facebook e Instagram. Premiado em 2023 como #TopFour dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva promovido pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, em 2020, 2021, 2022 como #Top25 dos +Admirados Jornalistas da Imprensa Automotiva promovido pelo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva e em 2018 como Jornalista Destaque Prêmio Especialistas Automotivo promovido pelo Negócios da Comunicação.
Fonte: Sérgio Dias