logo paraiba total
logo paraiba total
Foto: Pexels

Medicamentos em jejum: razões e cuidados  

A administração de medicamentos em jejum é uma orientação comum, mas que frequentemente gera dúvidas entre pacientes. Entender o porquê alguns medicamentos devem ser tomados com o estômago vazio pode esclarecer a importância dessa prática e garantir a eficácia do tratamento 

5 de novembro de 2024

Muitos medicamentos podem ser melhor absorvidos quando o estômago está vazio. A razão para isso é que a presença de alimentos e bebidas no trato gastrointestinal pode alterar a maneira com que o medicamento é absorvido. Da mesma forma que as interações medicamentosas, as indústrias fabricantes de medicamentos também se dedicam ao estudo de interações dietéticas ou fármaco-nutriente.
Neste sentido, os alimentos podem interagir com medicamentos, alterando sua absorção ou eficácia. Por exemplo, produtos lácteos e alimentos ricos em cálcio podem interferir na absorção de alguns antibióticos e suplementos. Isso acontece por conta da interação entre as moléculas de cálcio presentes nesses produtos e as moléculas do princípio ativo do medicamento ou suplemento. O contrário também acontece, ou seja, os alguns medicamentos afetam a absorção de nutrientes, podendo causar distúrbios gastrointestinais. Em alguns casos tomar em jejum pode ajudar a minimizar desconfortos e problemas gástricos.
De acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos), medicamentos para tireoide, osteoporose, refluxo, úlcera e gastrite costumam ter este tipo de indicação.
Inibidores da bomba de prótons (IBP): o mais conhecido é o omeprazol, que deve ser tomado em jejum e esperar ao menos 30 minutos após a deglutição para se alimentar, garantindo que o medicamento terá sua absorção e seu efeito reduzindo a acidez no estômago;
Medicamentos para tireoide: a levotiroxina, por exemplo, deve ser tomada com o estômago vazio, preferencialmente 1 hora antes das refeições ou 2 horas após a ingestão de alimentos, para aumentar a sua absorção, isso se deve a alguns fatores, tais como: conteúdo intestinal, flora intestinal e fatores dietéticos.
Medicamentos para osteoporose: o alendronato de sódio deve ser tomado após uma noite em jejum e aguardar 2 horas antes de se alimentar ou ingerir líquidos. Além disso, mantenha sempre o tronco em posição vertical (em pé ou sentado) durante, ao menos, 30 minutos para que não prejudique a mucosa da garganta.
Para dúvidas sobre como e quando tomar seus medicamentos, consulte sempre seu farmacêutico ou profissional de saúde, que pode fornecer orientações personalizadas com base em sua condição específica e no medicamento prescrito.
Fonte: Assessoria