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Foto: Freepik

Economia Criativa: a importância do pensamento criativo e estratégico na gestão empresarial

Regina Amorim fala sobre como líderes visionários podem transformar desafios em oportunidades em um ambiente de negócios dinâmico

5 de novembro de 2024

Pensar de forma criativa sobre os negócios é essencial para tomar decisões eficazes, em um ambiente cada vez mais instável e difícil de planejar o futuro. Se você deseja liderar uma empresa no mercado corporativo, prepare-se para ser um gestor estratégico. Pensar criativamente e estrategicamente é o caminho mais viável e mais rápido para liderar os negócios, do presente e do futuro.

Em qualquer setor empresarial, torna-se fundamental que os líderes possam se antecipar às oportunidades e aos riscos, para vislumbrar caminhos promissores e para galgar o bom posicionamento no mercado. Os estrategistas criativos têm a capacidade de gerar ideias novas e questionar o “estado das coisas”. Qualquer pessoa pode desenvolver a sua capacidade de pensar de forma criativa e antecipar-se às tendências de mercado para alcançar o sucesso empresarial.

Para ser um pensador estratégico é necessário conhecer muito bem o ambiente externo, que compreende os fatores econômicos, políticos, tecnológicos, sociais e ambientais, que podem impactar o seu negócio. Depois avaliar o ambiente interno da empresa, ou seja, a sua cultura organizacional, a sua estrutura e os seus recursos humanos e financeiros, para desenvolver estratégias adequadas.

Líderes empresariais que pensam de forma criativa, tendem a ser eficientes na colaboração e na comunicação, têm mais chance de serem pensadores estratégicos do presente e do futuro. Os pensadores estratégicos estão de mente e coração abertos a novas experiências. São confiantes e proativos para antecipar-se às mudanças necessárias, que somam com a sua habilidade e vontade de vencer. Ter confiança criativa é enxergar o seu potencial e o seu lugar no mundo, com mais clareza e assertividade.

É essa habilidade de pensar estrategicamente, que conduz a empresa rumo ao futuro, considerando a sua capacidade de reconhecer e priorizar os desafios e as oportunidades. Uma mente criativa pode visualizar além do que já é convencional, respeitando as preferências dos consumidores, os avanços tecnológicos e as mudanças culturais. Novas oportunidades se abrem quando você inicia o processo de resolução de problemas, com empatia e criatividade, para o seu público consumidor.

A capacidade de tratar os desafios com uma perspectiva humana, pode levar às mais ricas oportunidades de mudanças e ter a profunda compreensão das necessidades humanas. Se você for capaz de reconhecer ameaças e oportunidades em cenários de constante evolução, também conseguirá priorizar as decisões e mobilizar a equipe de sua empresa, para agir de forma mais rápida e eficaz do que os seus concorrentes. Os sinais que antecipam as mudanças muitas vezes são invisíveis. Estar atento a esses indicadores pode ser a chave para posicionar-se à frente da concorrência.

Sua criatividade continuará a ser essencial diante da concorrência acirrada, da evolução tecnológica, das crises políticas e ambientais. As tendências não são eventos isolados, mas sim padrões que se desenvolvem ao longo do tempo, impactando o comportamento do consumidor e as estratégias de negócios.

É preciso estar atento às mudanças, às demandas dos consumidores, ao surgimento de novas tecnologias ou até mesmo às transformações na legislação, que possam impactar o mercado. Concentre-se em conhecer as tendências e fortalecer seus modelos mentais.

Para ser um gestor estratégico eficaz, aprimore a sua capacidade de fazer previsões, de formular estratégias, tomar decisões e agir com mais rapidez. Assim é possível reduzir problemas econômicos, financeiros, políticos, sociais e ambientais, que poderiam impactar seus negócios.

A análise de dados é uma ferramenta eficaz para análises de mercado, pesquisas de consumo, monitoramento de mídias sociais e identificação dos primeiros sinais de tendências emergentes. Cabe à diretoria da empresa, definir bem o propósito, a missão, os valores, os objetivos e a estratégia. As pessoas detêm as competências essenciais da organização. Com o pensamento estratégico é possível gerenciar melhor a sua empresa com precisão, identificar melhor os problemas e desenvolver as soluções, porque o mundo é e será, cada vez mais, dinâmico e complexo.

Regina Amorim

Foto: Linkedin

Sobre Regina Amorim

É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.

Fonte: Regina Amorim