Economia Criativa: oportunidades para profissionais 50+ em um mercado em transformação
Regina Amorim fala sobre economia criativa e a transição de carreira aos 50+ no Simpósio do Bem Envelhecer - SIBEN 50(+)
30 de outubro de 2024
A economia criativa e a transição de carreira aos 50+, será tema de palestra no Simpósio do Bem Envelhecer – SIBEN 50(+). Este será o evento do ano, cuja temática está gerando uma expectativa positiva, pois o mercado econômico está carente de inovação e de oportunidades, para atender à população, cuja expectativa de vida no Brasil será de 84 anos em 2070, conforme as projeções do IBGE.
O Brasil será o sexto “país mais velho” do mundo. A população 60+ representará mais de um terço dos brasileiros em 2070, ou seja, 1 em cada 3 pessoas está nessa faixa etária. Visualizar esse mercado é poder contar com muitos profissionais especializados que estão dispostos a empreender, considerando a sua expertise, a maturidade necessária e o bem envelhecer, para mudar o mundo e contribuir de diferentes maneiras.
A maioria das empresas ainda não enxergam a diversidade da população 60+, que tem tempo para viver, liberdade para escolher o que quer e dinheiro para comprar o que lhe interessa. À medida que a expectativa de vida sobe, aumenta o número de possibilidades de negócios com foco nesse mercado, com potencial de consumo e que cresce exponencialmente.
Para atender ao mercado da longevidade é essencial que as empresas possam oferecer produtos e serviços das economias criativa, colaborativa e circular, da bioeconomia, da economia digital e tantas outras, que contribuem para as transformações significativas do mercado e da sociedade.
A população atual representa desafios reais do ponto de vista econômico. O crescimento populacional é o mais lento já registrado. Há menos trabalhadores disponíveis e mais pessoas da geração 60+ com o perfil adequado para suprir a demanda. A concorrência por trabalhadores qualificados se intensificará globalmente.
Mais do que nunca o mundo empresarial precisa de reinvenção, mente disruptiva, conhecimento compartilhado e geração de valor. As empresas mais bem-sucedidas do mundo, não estabeleceram o lucro no seu propósito. Ele é a consequência do propósito da empresa.
Identificar o mercado 60+ é descobrir o que esse mercado quer comprar e quais as soluções para a demanda não atendida ou mal atendida. “A atual geração 60+ que está no mercado de trabalho, são consumidores e formadores de opinião”, afirma Layla Vallias, cofundadora da Hype60+, uma consultoria de marketing especializada no “consumidor sênior”.
Segundo estimativa da ONU, em 2030 teremos 1,4 bilhão de pessoas com mais de 60 anos, o equivalente a 16% da população mundial. As cidades grandes ou pequenas precisam rever a formatação e a logística dos eventos sociais e corporativos, a acessibilidade das vias públicas, o atendimento diferenciado das empresas privadas, áreas de lazer, universidades abertas para 60+. Há um mundo de oportunidades a ser transformado em negócios.
A economia prateada já é a terceira maior atividade econômica no mundo e no Brasil, representando 20% do consumo nacional. O estado da Paraíba e principalmente a sua capital João Pessoa, vem se preparando para essa realidade, principalmente com os roteiros turísticos acessíveis e ricos de cultura, pacotes de viagem aliados às atividades de aventura, passeios ao ar livre com baixo nível de dificuldade, academias com personal trainer especializado, hotéis com programação de experiências vip de saúde e bem-estar, para atender a esse público. Destaco o pioneirismo do hotel Triunfo em Areia – PB que apresentará para as Agências de Turismo, na Feira Brazil Travel Market, em Fortaleza CE, a programação prevista de janeiro a junho de 2025.
Para os pesquisadores a longevidade é uma das grandes conquistas da humanidade. É um ativo valioso no mundo corporativo atual, com experiência, habilidades e conhecimentos. Todos os negócios precisam adequar-se a esse público, principalmente o turismo, saúde e bem-estar, lazer e entretenimento, tecnologia adaptada.
Por isso é necessário rever os conceitos sobre essa fase, que será a maior de nossas vidas, podendo ultrapassar os 100 anos. E o que fazer entre 50 e 100 anos? SIBEN 50(+) certamente terá respostas para essas e outras perguntas. Será um divisor de águas para direcionar os negócios do século 21. Ver: @siben50mais
Sobre Regina Amorim
É gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae/PB. Formada em Economia pela UFPB, 1980, com Especialização em Gestão e Marketing do Turismo pela UNB – Universidade de Brasília e com Mestrado em Visão Territorial para o Desenvolvimento Sustentável, pela Universidade de Valência – Espanha e Universidade Corporativa SEBRAE.
Fonte: Regina Amorim