Consumidores buscam por imóveis mais sustentáveis na Paraíba
MRV investe em práticas sustentáveis como gestão de resíduos, reuso de água e eficiência energética em seus empreendimentos
29 de outubro de 2024
Com demandas cada vez mais urgentes com relação ao meio ambiente, a sustentabilidade hoje é um fator essencial no mercado imobiliário, como diferencial competitivo para empresas que desejam agregar valor a seus empreendimentos.
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) e pela Brain Inteligência Estratégica mostrou que 56% dos entrevistados pagariam mais por uma residência com tecnologia para reutilização de água da chuva e que 66% consideram importante ter energia solar no imóvel. Além disso, 57% das pessoas preferem moradias com espaços arejados e integrados à natureza.
Nesse cenário, empresas que atuam na Paraíba apresentam projetos que proporcionam uma experiência de morar mais inteligente e sustentável. A MRV, empresa do grupo MRV&CO, incorpora em seus empreendimentos processos construtivos que minimizam os impactos ambientais durante as obras, e também melhora a infraestrutura dos condomínios entregues, com projetos de eficiência energética, economia de água, gestão de resíduos, plantio de árvores, entre outras ações.
“Acreditamos que o futuro da habitação no Brasil passa, cada vez mais, por soluções inovadoras, acessíveis e sustentáveis, que melhorem não só a experiência de morar das pessoas, mas também o meio ambiente. Entre as ações que implantamos na Paraíba, estão aplicações de métodos construtivos mais eficientes em termos de emissões de gases de efeito estufa (GEE), diminuição do consumo de água, gestão dos resíduos das obras e plantio de árvores”, afirma Rafhael Andrade, gestor de Desenvolvimento Imobiliário da MRV na Paraíba.
A empresa também obteve na Paraíba o reconhecimento do Selo Casa Azul da Caixa Econômica Federal, instrumento de classificação ESG, destinado a projetos habitacionais que adotam soluções eficientes no desenvolvimento, execução, uso, ocupação e manutenção das edificações.
O residencial Reserva Almagre, no bairro de Intermares, em Cabedelo, possui a certificação que garante que o empreendimento preza por mais eficiência energética e inovação. O condomínio foi avaliado em critérios como conforto ambiental, eficiência energética, produção sustentável, gestão da água e práticas sociais. “Essa certificação reforça ainda mais as características sustentáveis do empreendimento e sua qualidade. Além disso, será possível garantir benefícios econômicos para os nossos clientes, contribuindo para uma maior satisfação com suas moradias”, afirma Rafhael Andrade.
A MRV também investe em obras de infraestrutura na vizinhança dos seus condomínios. Apenas no entorno do seu mais novo empreendimento, o Village Altiplano, em João Pessoa, serão investidos mais de R$6 milhões em urbanização até o final de 2024. Cerca de 70% das obras já foram executadas e os maiores investimentos foram na implementação de rede de esgoto, iluminação pública com a instalação de mais de 130 postes, calçamento, adutora de água, entre outras melhorias que vão beneficiar toda a comunidade vizinha.
“Os clientes estão cada vez mais conscientes e buscando imóveis que ofereçam itens sustentáveis, que colaboram com a redução do uso de recursos como água e energia, além de terem um menor impacto no meio ambiente e espaços integrados com a natureza”, reforça Rafhael Andrade, gestor de Desenvolvimento Imobiliário da MRV na Paraíba.
Fonte: Assessoria