logo paraiba total
logo paraiba total
não gire o disco ao contrário
Foto: Divulgação

“Não gire o disco ao contrário”

Thiago Hanney estreia na FLIP com "Não gire o disco ao contrário", romance que aborda homofobia e infância no contexto de uma lenda urbana.

24 de outubro de 2024

“Não gire o disco ao contrário”, primeiro livro do escritor paraibano Thiago Hanney já estreou em grande estilo, durante a renomada Festa literária Internacional de Paraty (FLIP), no Rio de Janeiro, em 10 de outubro de 2024 na Casa Gueto. A ação foi selecionada pelo Edital Arte na Bagagem de apoio à circulação artística, iniciativa do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura.

O livro é um romance que possui a infância do autor como pano de fundo. A trama explora uma antiga lenda urbana como ponto de partida para discutir homofobia. A deia surgiu em 2018 após a repercussão da censura da exposição Queermuseu – mostra de arte queer que foi cancelada em 2017 após protestos de setores religiosos e conservadores. A discussão central da obra gira em torno de como o conservadorismo utiliza estratégia de pânico moral, através do discurso de que é preciso proteger crianças da “ideologia de gênero”.
O conceito do livro tem como base o universo de vinil: a história é dividida em dois atos (Lado A e Lado B) e cada capítulo começa com o trecho de uma música.

Segundo o escritor, professor e mediador de leitura, Valnikson Viana, no prefácio da obra, “é por meio de elementos e referências que unem o que é ser criança na atualidade e o que formava o universo infantil entre os anos 1980 e 1990 que o escritor paraibano assinala sua estreia nas letras, construindo uma narrativa acima de tudo magnética e cheia de referências pop.”

Sinopse

Ivam é um professor prestes a concluir sua tese de Doutorado. Após ser demitido da escola em que trabalha, ele recebe a notícia da morte de sua avó. O retorno para a cidade em que foi criado o faz conhecer Dagmar, um tio distante que trabalha como transformista em São Paulo. A aproximação gera um convite para o protagonista se tornar uma drag queen. Durante sua jornada de transformação, ele retoma o hábito de escrever cartas para Xuxa, recordando sua infância marcada por conflitos familiares no interior do Nordeste.

Sobre o autor

Thiago Hanney nasceu em Patos, no sertão da Paraíba, em maio de 1988. Escritor, Professor e integrante do Coletivo Lampejo, faz parte da primeira turma da Pós-Graduação em Escrita Criativa da UNIESP. Formado em Direito e Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS, é também estudante de Psicanálise. Criador do podcast O Lado B do Livro.

não gire o disco ao contrário

divulgação

Ficha técnica

Título: Não gire o disco ao contrário

Editora: Patuá

Número de páginas: 180

 

Fonte: Assessoria