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Foto: Pexels

Black Friday: dicas para se preparar e alavancar as vendas

Companhia prepara lista com sugestões para a gestão do negócio e segurança das operações

24 de outubro de 2024

A Black Friday já se tornou a data mais movimentada e esperada do varejo brasileiro. De acordo com pesquisa realizada pela Wake, em parceria com a Opinion Box, 66% dos consumidores planejam participar este ano. Ainda 45% pretendem gastar mais do que no ano passado, afirma estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em parceria com a Offerwise Pesquisas. A data não movimenta só o comércio eletrônico, mas também beneficia pequenos e médios varejistas, que contam com ponto de venda físico e enxergam no período uma oportunidade para alavancar as vendas.

De olho na chegada deste importante período para empreendedores de todos os portes, Ricardo Marson, superintendente de produtos da Getnet Brasil, empresa de tecnologia para soluções de pagamento do grupo global PagoNxt, do Santander, preparou uma lista de dicas que vão do planejamento dos estoques aos cuidados com a segurança das transações. Confira:

1. Antecipe seu planejamento

Defina sua estratégia e tenha metas claras. Estabeleça objetivos específicos e os produtos que quer fomentar a venda. Prepare os estoques e assegure que sua loja tenha produtos suficientes para atender a demanda. Crie campanhas de marketing antes do evento para maximizar a eficácia.

2. Amplie a aceitação de métodos de pagamento

Tenha uma ampla gama de aceitação dos meios de pagamentos em seu checkout (cartões, pix, carteiras digitais, link de pagamento que permite a venda por whatsapp, redes sociais e site de maneira ágil e segura) para não perder vendas e deixar o cliente ofereça opções que melhor lhe convém.

3. Mantenha alta disponibilidade e variedade de produtos

Apoie-se em parceiros que não vão te deixar na mão. Melhore a infraestrutura para suportar o aumento de pedidos. Busque melhores condições com seus fornecedores para garantir preços competitivos. Combos e kits são itens extras que também podem chamar a atenção do público.

4. Fique atento à segurança

Em períodos aquecidos como a Black Friday, fraudadores e grupos mal-intencionados costumam tentar formas de burlar a segurança. Por isso, é preciso um está atento para ciberataques que incluir emails fraudulentos, links que dão acesso ao seu disposto, entre outros. Conte com parceiros confiáveis para te oferecer suporte durante a data, procure empresas como a Getnet, que garante monitoramento 24h por dia com uma equipe robusta, e soluções como “antifraude”, que combina inteligência artificial e estatísticas para determinar a probabilidade de fraude em uma transação em “real time”.

5. Mensure os resultados

Acompanhe em tempo real seu funil de vendas e taxas de aprovação. O histórico das vendas pode ajudar em ações futuras. Saiba o que o cliente não levou dessa vez da sua loja e possa ter se interessado, com esses dados é possível fazer ofertas assertivas. Capacite a equipe sobre produtos e promoções e treine-os para garantir um atendimento amigável

 

Fonte: Assessoria